DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

13 de agosto, de 2025 | 17:07

Cerveja fabricada em Coronel Fabriciano é premiada em um dos maiores concursos de bebidas da América Latina

Enviada ao Diário do Aço
A Alma Cevada é uma cerveja puro malte, zero açúcar e zero carboidratosA Alma Cevada é uma cerveja puro malte, zero açúcar e zero carboidratos

Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Uma cerveja criada no Vale do Aço foi premiada esta semana no Brasil Beer Cup, considerado o maior concurso técnico internacional de bebidas da América Latina. A Alma Cevada, da Cervejaria Brüder, que opera no bairro Caladinho, em Coronel Fabriciano, levou a medalha de prata. Essa é a quarta medalha por quatro anos consecutivos neste concurso. A Alma Cevada é uma cerveja puro malte, zero açúcar e zero carboidratos, que tem aromas frutados, cítricos e tropicais. Trata-se de uma bebida pioneira na produção de cervejas low carb.

Os irmãos Rildo Wagner Silva Souza, Robson Wander Silva Souza e Rogério Wilian Silva Souza cresceram no bairro Bela Vista, em Ipatinga, e criaram a cervejaria no ano de 2011, com a cofundação de Rafael Patrício Martins, conhecido como Patrício Brüder.

No começo da trajetória, a cerveja era oferecida à população por meio de delivery, bem como em festas particulares e de ruas, e podia ser encontrada somente como chopp, versão servida nos barris, o que era uma novidade na região. Com o crescimento da marca, alguns bares passaram a vender o chopp, até que, em 2014, versões de garrafa passaram a compor as prateleiras de redes de supermercado, ampliando o alcance a nível estadual e nacional.
Enviada ao Diário do Aço
Patrício destacou que cervejas oriundas do Vale do Aço tem um aval técnico internacionalPatrício destacou que cervejas oriundas do Vale do Aço tem um aval técnico internacional

Além da cidade fabricianense, a Brüder também tem operação na cidade de Cláudio, em Minas Gerais, e em Leme, município do estado de São Paulo. Agora, está prestes a ampliar sua produção, inaugurando uma planta no Espírito Santo.

Concurso
Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, Patrício Brüder explicou que os concursos contemplam apenas cervejarias que são registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária, em funcionamento e regularizadas. Ao se inscreverem, os estabelecimentos passam por um processo seletivo, enviando amostras de cerveja de acordo com cada categoria.

“Cada estilo de cerveja acopla um rótulo e deve ser enviada de acordo com as exigências técnicas dos jurados de todo o mundo, que avaliam a qualidade e fazem a degustação às cegas. Eles pontuam de acordo com o nível técnico e as cervejas são contempladas com medalhas de bronze, prata e outro”, pontuou.

Patrício destacou que os concursos são extremamente rigorosos e muito disputados, o que mostra que cervejas oriundas do Vale do Aço tem um aval técnico internacional. “E estamos investindo pesado no e-commerce. Hoje conseguimos atender todo o Brasil, tendo microdistribuidores por todos os estados”, detalhou ao jornal.
Enviada ao Diário do Aço
Com todas as contemplações, o estabelecimento da região atingiu a marca de 16 prêmios nacionais e internacionaisCom todas as contemplações, o estabelecimento da região atingiu a marca de 16 prêmios nacionais e internacionais

Premiações
Em 2022, no Brasil Beer Cup, a cerveja Alma Cevada ficou com a medalha de bronze. Na edição de 2023, a medalha foi de ouro, e nos anos de 2024 e 2025, medalha de prata.

Ainda este ano, a cerveja Baixa Gastronomia foi contemplada com duas medalhas internacionais, uma de prata na Copa Sul-Americana de Cervejas e outra de bronze na Copa Guaraní de Cervezas. A BG também faz parte da coleção de medalhas do Brasil Beer Cup, visto que ganhou uma de ouro no ano que passou.

Da mesma forma, a Red recebeu medalha de ouro no concurso, em 2021. Três anos depois, foi contemplada com a prata. No Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau, recebeu medalhas de prata em 2016, 2017 e 2020. Foi prata na Copa Cervezas de América (2017) e bronze na Copa Brasil Abracerva (2019).

Para complementar o portfólio da cervejaria Brüder, um dos prêmios foi a medalha de prata da cerveja Pilsen, no South Beer Cup, em 2017. Há, ainda, outra medalha de prata para a cerveja Coquinho no CBC Blumenau do mesmo ano. Outras cervejas que compõem a marca são a Ipa, “Alma Cevada Session IPA e Ultra.

Com todas essas contemplações, o estabelecimento da região atingiu a marca de 16 prêmios nacionais e internacionais, sendo cinco dos seus sete rótulos em linha premiados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcelão Alves

13 de agosto, 2025 | 17:17

“SE TEM UMA COISA QUE EU ENTENDO E DESSE PRODUTO AI. ESSA CERVEJA E MUITO BOA. ALIAS TODAS DELES. VAI LONGE.”

Envie seu Comentário