
13 de agosto, de 2025 | 17:07
Cerveja fabricada em Coronel Fabriciano é premiada em um dos maiores concursos de bebidas da América Latina
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Uma cerveja criada no Vale do Aço foi premiada esta semana no Brasil Beer Cup, considerado o maior concurso técnico internacional de bebidas da América Latina. A Alma Cevada, da Cervejaria Brüder, que opera no bairro Caladinho, em Coronel Fabriciano, levou a medalha de prata. Essa é a quarta medalha por quatro anos consecutivos neste concurso. A Alma Cevada é uma cerveja puro malte, zero açúcar e zero carboidratos, que tem aromas frutados, cítricos e tropicais. Trata-se de uma bebida pioneira na produção de cervejas low carb.
Os irmãos Rildo Wagner Silva Souza, Robson Wander Silva Souza e Rogério Wilian Silva Souza cresceram no bairro Bela Vista, em Ipatinga, e criaram a cervejaria no ano de 2011, com a cofundação de Rafael Patrício Martins, conhecido como Patrício Brüder.
No começo da trajetória, a cerveja era oferecida à população por meio de delivery, bem como em festas particulares e de ruas, e podia ser encontrada somente como chopp, versão servida nos barris, o que era uma novidade na região. Com o crescimento da marca, alguns bares passaram a vender o chopp, até que, em 2014, versões de garrafa passaram a compor as prateleiras de redes de supermercado, ampliando o alcance a nível estadual e nacional.
Enviada ao Diário do Aço
Patrício destacou que cervejas oriundas do Vale do Aço tem um aval técnico internacional

Além da cidade fabricianense, a Brüder também tem operação na cidade de Cláudio, em Minas Gerais, e em Leme, município do estado de São Paulo. Agora, está prestes a ampliar sua produção, inaugurando uma planta no Espírito Santo.
Concurso
Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, Patrício Brüder explicou que os concursos contemplam apenas cervejarias que são registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária, em funcionamento e regularizadas. Ao se inscreverem, os estabelecimentos passam por um processo seletivo, enviando amostras de cerveja de acordo com cada categoria.
Cada estilo de cerveja acopla um rótulo e deve ser enviada de acordo com as exigências técnicas dos jurados de todo o mundo, que avaliam a qualidade e fazem a degustação às cegas. Eles pontuam de acordo com o nível técnico e as cervejas são contempladas com medalhas de bronze, prata e outro”, pontuou.
Patrício destacou que os concursos são extremamente rigorosos e muito disputados, o que mostra que cervejas oriundas do Vale do Aço tem um aval técnico internacional. E estamos investindo pesado no e-commerce. Hoje conseguimos atender todo o Brasil, tendo microdistribuidores por todos os estados”, detalhou ao jornal.
Enviada ao Diário do Aço
Com todas as contemplações, o estabelecimento da região atingiu a marca de 16 prêmios nacionais e internacionais

Premiações
Em 2022, no Brasil Beer Cup, a cerveja Alma Cevada ficou com a medalha de bronze. Na edição de 2023, a medalha foi de ouro, e nos anos de 2024 e 2025, medalha de prata.
Ainda este ano, a cerveja Baixa Gastronomia foi contemplada com duas medalhas internacionais, uma de prata na Copa Sul-Americana de Cervejas e outra de bronze na Copa Guaraní de Cervezas. A BG também faz parte da coleção de medalhas do Brasil Beer Cup, visto que ganhou uma de ouro no ano que passou.
Da mesma forma, a Red recebeu medalha de ouro no concurso, em 2021. Três anos depois, foi contemplada com a prata. No Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau, recebeu medalhas de prata em 2016, 2017 e 2020. Foi prata na Copa Cervezas de América (2017) e bronze na Copa Brasil Abracerva (2019).
Para complementar o portfólio da cervejaria Brüder, um dos prêmios foi a medalha de prata da cerveja Pilsen, no South Beer Cup, em 2017. Há, ainda, outra medalha de prata para a cerveja Coquinho no CBC Blumenau do mesmo ano. Outras cervejas que compõem a marca são a Ipa, Alma Cevada Session IPA e Ultra.
Com todas essas contemplações, o estabelecimento da região atingiu a marca de 16 prêmios nacionais e internacionais, sendo cinco dos seus sete rótulos em linha premiados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Marcelão Alves
13 de agosto, 2025 | 17:17SE TEM UMA COISA QUE EU ENTENDO E DESSE PRODUTO AI. ESSA CERVEJA E MUITO BOA. ALIAS TODAS DELES. VAI LONGE.”