DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

13 de agosto, de 2025 | 15:14

Política de Segurança Alimentar e Nutricional é implementada em Timóteo

Divulgação
A nova política busca integrar ações governamentais e da sociedade civil para garantir o direito humano à alimentação adequadaA nova política busca integrar ações governamentais e da sociedade civil para garantir o direito humano à alimentação adequada
O prefeito de Timóteo, Capitão Vítor (Republicanos), sancionou a Lei 4.045, que institui a Política de Segurança Alimentar e Nutricional e organiza o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito municipal. A medida já está em fase de implementação, com a estruturação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), do Banco de Alimentos e a adesão à Relba (Rede Leste de Banco de Alimentos), considerada a maior associação em rede do Brasil e a segunda maior do mundo.

A nova política busca integrar ações governamentais e da sociedade civil para garantir o direito humano à alimentação adequada, destaca o governo. Entre os avanços previstos estão a possibilidade de adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), o fortalecimento da agricultura familiar por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a criação do Banco de Alimentos.

O Banco de Alimentos atuará no combate ao desperdício e na promoção da segurança alimentar, com ações como capacitações, projetos voltados para crianças e estímulo ao empreendedorismo de mulheres e famílias atendidas pelos Cras e Creas que enfrentam insegurança alimentar. Já o Comsea será responsável por acompanhar a formulação e execução das políticas públicas, garantindo o controle social.

Na semana passada, o Executivo protocolou na Câmara Municipal o projeto de lei que cria oficialmente o Banco de Alimentos, aguardando análise dos vereadores. “Confiamos na sensibilidade dos vereadores na análise do projeto, assim como ocorreu durante a apreciação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional. É um trabalho em conjunto para garantir o direito básico à alimentação adequada para os cidadãos mais vulneráveis”, destacou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciene da Silva Souza.

Também na última sexta-feira (8), o município enviou à Relba a documentação para formalizar a adesão à rede. A assinatura do termo está prevista para ocorrer durante o Seminário Internacional da Rede Pan-Americana de Bancos de Alimentos, nos dias 16 e 17 de setembro, em Caratinga.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário