13 de agosto, de 2025 | 08:45
IMA alerta produtores sobre atualização cadastral de rebanhos
Meta não foi alcançada na região do Vale do Aço e fiscal alerta sobre possíveis complicações
Frazão/Agência Brasil
Os produtores que não fazem a atualização cadastral ficam com a propriedade bloqueada no sistema do IMA
Por Bruna Lage - Repórter Diário do Aço 
A atualização cadastral de rebanhos, cujo prazo foi de 1º de maio a 30 de junho, não alcançou a meta prevista pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A fiscal Assistente Agropecuário do IMA no Vale do Aço, Adriana Maia, alerta para a necessidade de os produtores irem até um escritório para ficar em dia com as informações e não sofrerem impedimentos.
A atualização de rebanhos, na qual são informados os animais existentes numa propriedade, é uma das principais condições para que Minas Gerais alcance um dos mais importantes reconhecimentos no setor agropecuário: o status internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação. Esse título, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), pode abrir portas para mercados mais exigentes, como os da China e do Canadá, e aumentar significativamente a competitividade dos produtos de origem animal do estado no cenário global.
A fiscal explica que atualmente há 65% dos rebanhos atualizados e a meta é chegar a 90%. Esses 65% são somente bovinos, mas a atualização abrange também equídeos, ovinos (ovelhas), caprinos (cabras), abelhas, peixes, galinhas e bubalinos. Estamos trabalhando com a Educação Sanitária em esforço conjunto das equipes do IMA e dos parceiros locais”, pontua Adriana.
Consequências
Os produtores que não fazem a atualização cadastral ficam com a propriedade bloqueada no sistema do IMA, o que impede a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e, consequentemente, a movimentação dos animais. Além disso, podem perder o acesso a programas de incentivo, políticas públicas do governo e outros serviços que exigem a regularidade cadastral.
A Campanha de Atualização de Rebanho - Etapa 2025 foi promovida no período de 1º de maio a 30 de junho. Neste intervalo de tempo o produtor teve a oportunidade de regularizar o seu rebanho por meio do portal do produtor ou diretamente nos escritórios seccionais. Desde o dia 1º de julho, ou seja, após o encerramento da campanha, a regularização do cadastro dos rebanhos está sendo realizada de forma presencial, em qualquer Escritório do Seccional do IMA, com a entrega do formulário Declaração de Rebanho assinado”, orienta Adriana.
A fiscal do IMA solicita aos produtores para conferirem se fizeram a atualização, caso não, devem procurar um escritório do IMA mais próximo. A Seccional do IMA em Ipatinga fica localizada na rua Pedras Preciosas, 110 Iguaçu, o telefone de contato é o 31 3821-8381 (WhatsApp).
Portaria
A obrigatoriedade de atualizar os dados do rebanho anualmente foi estabelecida pela Portaria IMA nº 2.227, de 29 de abril de 2023. Desde então, todos os produtores rurais que possuem animais de produção devem declarar seus rebanhos anualmente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]