12 de agosto, de 2025 | 08:45

Temperatura no Vale do Aço deve subir na quarta-feira, estima meteorologista

Alex Ferreira/Arquivo DA
Meteorologista explica o que interfere na temperatura e quando ela deve sofrer alterações Meteorologista explica o que interfere na temperatura e quando ela deve sofrer alterações
A semana começou com tempo frio no Vale do Aço. Na segunda-feira (11), a mínima registrada foi de 14 graus, temperatura provocada por uma massa de ar que chegou ao Sudeste no fim de semana. A explicação é da meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernandes.

A meteorologista recorda que 2024 foi um ano atípico, no qual praticamente não houve frio no inverno, com apenas duas massas de ar frio atingindo a região Sudeste. “Uma durou apenas dois dias e a outra atuou basicamente no Sul e no Triângulo, nós praticamente não tivemos frio, então sim, esse ano ele continua mais frio que o ano passado, essa é a quinta massa de ar frio que consegue avançar sobre o estado, então, independentemente do que aconteça daqui para frente, já é um inverno, a gente já pode dizer que esse inverno está mais frio que de 2024”, pontua.

Anete acrescenta que o inverno é caracterizado por períodos quentes intercalados por períodos frios. E em 2025 a estação está muito próxima da climatologia. “Está se comportando dentro do que normalmente se observa. Então, a expectativa é que outras massas de ar frio consigam avançar sobre o estado, provocando declínio das temperaturas. Mas nesse momento a gente vai ter uma que vai passar de forma indireta, deve declinar novamente a temperatura no fim de semana, mas a princípio não tem nenhum episódio de frio marcado depois deste, por enquanto”, avalia.

Frente fria
Sobre a temperatura mais fria percebida nesta segunda-feira, Anete Fernandes observa que desde sexta-feira (8) uma frente fria começou a avançar pela região Sudeste. No fim de semana passou pelo estado, praticamente não provocou chuva. Sua fase mais ativa estava sobre o oceano, mas a massa de ar frio que veio na retaguarda provocou declínio acentuado das temperaturas no Centro-Sul e Oeste do estado.

Na faixa leste, incluindo a região do Vale do Aço, essa massa de ar frio não chegou exatamente provocando declínio acentuado das temperaturas, como no Centro e no Sul do estado. “Veio um vento de Sul, mais frio, sim, mas trazendo muita umidade do oceano para o interior do continente. Então, a segunda-feira mais fria está associada ao aumento da nebulosidade, que não permitiu que as temperaturas se elevassem muito ao longo do dia. No caso da faixa Leste do estado, incluindo o Vale do Aço, diminuiu a amplitude térmica. A nebulosidade não permite que a radiação solar incida em superfície, mas se nós olharmos em termos de temperatura mínima, permanece praticamente estável”, salienta.

Variação
Em relação a essa semana, Anete adianta que a expectativa é que a massa se enfraqueça. “Na retaguarda dessa massa vem uma outra frente que se forma no Norte da Argentina de terça para quarta-feira e ela deve avançar pelo oceano, não vai conseguir avançar pelo continente e a massa de ar frio também ela tende a sair oceânica, mas vai dar um refresco no Centro-Leste Mineiro”, esclarece.

A tendência, segundo a meteorologista, é que ocorra a elevação das temperaturas no Vale do Aço na quarta-feira, com a máxima voltando a subir, em razão da diminuição da nebulosidade. “E na quinta-feira, um dia com temperaturas muito elevadas, mas na sexta-feira reduzindo novamente a temperatura máxima pelo aumento na quantidade de nuvens. Então, começamos a semana com temperaturas mais amenas, no caso do Vale do Aço, devido ao aumento da nebulosidade, com dias mais nublados. E na quarta-feira reduzindo a nebulosidade, volta a subir a temperatura. Na próxima quinta-feira uma situação pré-frontal, em que a temperatura se eleva bastante, para cair novamente na sexta-feira, com o aumento de nebulosidade”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário