12 de agosto, de 2025 | 08:50

Concurso unificado irá mobilizar mais de 1.500 participantes em Ipatinga

Marcos Santos/USP Imagens
Cidade do Vale do Aço está entre as 26 que terão a aplicação de provas em Minas GeraisCidade do Vale do Aço está entre as 26 que terão a aplicação de provas em Minas Gerais
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), popularmente conhecido como “Enem dos concursos”, promovido pelo governo federal, recebeu 1.557 inscrições de pessoas que desejam fazer o certame em Ipatinga. Os dados foram apurados pelo Diário do Aço junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Em Governador Valadares, serão 1.002 concurseiros. A segunda edição do CPNU contempla 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades e provas em 228 cidades. No CPNU 2, o perfil de vagas difere da primeira edição, tanto em habilidades exigidas, como nos níveis salariais. As provas objetivas serão aplicadas no dia 5 de outubro e as discursivas no dia 7 de dezembro.

Entre as unidades federativas, Minas fica na 5ª posição no ranking de mais inscritos, com 51.140 participantes, ficando atrás de Rio de Janeiro (108.828), Distrito Federal (102.923), São Paulo (77.680) e Bahia (65.597).

As vagas estão organizadas em nove blocos temáticos, com oportunidades para os níveis superior e intermediário, nas áreas de saúde, assistência e previdência; cultura e educação; ciência e tecnologia; engenharia e arquitetura; administração pública; desenvolvimento socioeconômico; justiça e defesa e regulação e saúde. O modelo unificado permite que a pessoa candidata opte por um bloco temático e indique sua ordem de preferência entre cargos e órgãos, concorrendo a mais de uma vaga com base em seu desempenho.

Horário das provas
Conforme o edital, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas conforme o horário oficial de Brasília.

Para cargos de Nível Superior - Prova Objetiva: 5/10, das 13h às 18h e Prova Discursiva: 7/12, das 13h às 16h
Para cargos de Nível Intermediário - Prova Objetiva: 5/10, das 13h às 16h30 e Prova Discursiva: 7/12, das 13h às 15h.

Os locais de aplicação das provas serão informados no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível a partir do dia 22 de setembro na área do candidato, dentro da página da FGV.

Segurança e logística nacional
A poucos meses da aplicação, o MGI também avança nas articulações com prefeituras e governos estaduais para garantir a infraestrutura necessária à realização do concurso. Em ofício enviado aos gestores locais, o ministério solicitou apoio para evitar a promoção de grandes eventos nas cidades no dia da prova.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário