DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

12 de agosto, de 2025 | 08:40

Rapel ganha popularidade no Vale do Aço

Enviada ao Diário do Aço
Crianças e pessoas com deficiência também podem participar do rapel Crianças e pessoas com deficiência também podem participar do rapel
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
O rapel, atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres, criada a partir das técnicas do alpinismo, tem crescido no Vale do Aço. Na região, a prática pode ser observada no viaduto do bairro Horto, em Ipatinga, e na ponte que liga a cidade de Coronel Fabriciano a Timóteo, bem como em cachoeiras.

Em entrevista ao Diário do Aço, o policial Miguel Marliere, um dos praticantes mais antigos do “Loucos de Pedra”, conta que o grupo existe desde 2019 e foi formado sem fins comerciais, a fim de fomentar o esporte e seus benefícios. Segundo afirma Miguel, qualquer pessoa pode participar do rapel, inclusive pessoas com deficiência (PcD) ou limitação física. Por isso, muitas vezes, a prática é chamada de inclusiva.

“O rapel é uma atividade considerada radical, mas, se praticada com todas as medidas de segurança, torna-se segura. Deve ser feita uma avaliação de cada cenário e usar todos os meios de segurança para mitigar os riscos. Praticar com pessoas inexperientes e sem conhecimento técnico pode expor os praticantes a riscos de acidentes”, alerta.

O praticante destaca que tanto as cordas quanto os mosquetões e pontos de ancoragem (equipamentos utilizados no rapel) são rigorosamente inspecionados antes de ocorrer qualquer evento. Os membros da equipe também recebem treinamentos de técnicas verticais.

“Temos treinamento de primeiros socorros e brigadistas. Nossos membros participam de equipes de resgate e contamos com materiais e equipamentos de primeiros socorros. Buscamos sempre parcerias com equipes especializadas para capacitação, como Altec, Nerea e Corpo de Bombeiros Militar”, menciona.

Acrescenta, ainda, que embora não seja exigida uma capacitação específica, os instrutores têm certificação no Rapel e no Canionismo, um esporte de aventura que percorre cursos de água na vertical ou na horizontal.

Enviada ao Diário do Aço
Grupos pontuam que os equipamentos são rigorosamente inspecionados antes de ocorrer qualquer eventoGrupos pontuam que os equipamentos são rigorosamente inspecionados antes de ocorrer qualquer evento

Miguel pontua que o rapel oferece diversos benefícios para a saúde física e mental, incluindo o desenvolvimento da capacidade motora, aprimoramento do equilíbrio, fortalecimento muscular, melhora da coordenação e redução do estresse. “Além disso, o rapel auxilia no controle da ansiedade, estimula a concentração e promove a superação de limites pessoais”, conclui.

Procura pelo rapel
Rodrigo Câncio Andrade é instrutor do “Rapeleiros do Vale”, um grupo que existe há dois anos em Ipatinga. Ele detalha que o público à procura do rapel consiste em moradores e visitantes da região. “Temos o objetivo de proporcionar altas doses de adrenalina para as pessoas. Nossa região conta com muitos lugares propícios à prática, como viadutos, cachoeiras e cânions. A partir de oito anos, os interessados já podem participar, desde que autorizados pelos responsáveis”, pontua.

O instrutor ressalta que a prática sempre conta com duas ou mais pessoas para a segurança. Essas pessoas controlam a descida, garantindo que, se houver algo de errado com o praticante, ela pode ser interrompida de imediato.

Caso necessário, a corda é fortemente puxada para baixo em direção ao chão, o que provoca um travamento automático do sistema de freio, aumentando o atrito e impedindo o deslizamento.

Nos casos em que o rapelador apresenta dificuldades para descer, o segurança controla e libera a corda aos poucos, para que ele continue descendo devagar, mesmo sem força ou coordenação.

“Faço um convite a todos para que venham conhecer o esporte, que é bom para o ecoturismo. Uma oportunidade para conhecer lugares em Ipatinga e todo o Vale do Aço”.

Para obter outras informações, é possível saber mais sobre o trabalho por meio dos perfis no Instagram @loucosdepedramg_oficial ou @rapeleiros_do_vale_mg.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário