DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

09 de agosto, de 2025 | 10:31

Estudantes mineiros conquistam medalhas em Olimpíada Internacional de Matemática no Japão

Divulgação
Delegação de escolas públicas de Minas Gerais brilha na AIMO 2025 e conquista quatro medalhas de bronzeDelegação de escolas públicas de Minas Gerais brilha na AIMO 2025 e conquista quatro medalhas de bronze
O talento e a dedicação de estudantes mineiros cruzaram fronteiras e conquistaram o pódio na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO 2025) realizada entre os dias 2 e 6/8, em Tóquio, no Japão. A competição reuniu mais de 1,6 mil jovens de 22 países e é considerada uma das mais prestigiadas do mundo no ensino da Matemática.

Entre os medalhistas, estão Nicoly Gabrielle Pego e Nathan Miguel dos Santos da Escola Estadual Presidente Bernardes, de Pouso Alegre, que conquistaram medalhas de bronze. A escola também foi reconhecida com a Medalha de Diamante pelo desempenho de sua equipe, reforçando o papel da educação pública mineira na formação de jovens talentos.

“Estou muito feliz em ter conquistado a medalha de bronze, pois é uma prova muito difícil, com questões abertas, então ser medalhista é um grande feito. Mas além do meu desempenho, estou feliz de ter vivido uma cultura diferente e conhecido um país tão bonito como o Japão”, destacou Nicoly Gabrielle.

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, Unidade Argentino Madeira, em Belo Horizonte, também brilhou com duas medalhas de bronze, recebidas por Guilherme Ferreira Vitor Frade e Sofia Santos Vieira, ampliando o número de mineiros premiados na competição.

Minas Gerais na AIMO 2025
Ao todo, a delegação mineira contou com 35 estudantes e 11 servidores das escolas estaduais Presidente Bernardes (Pouso Alegre), Regina Pacis (Raul Soares), Maurício Murgel, Juscelino Kubitschek de Oliveira e do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Argentino Madeira (Belo Horizonte).

Os mineiros viajaram com apoio integral do Governo de Minas, que custeou passagens, hospedagem e alimentação. A ação integra um investimento de R$ 2 milhões para viabilizar a participação de estudantes e professores da rede estadual em competições internacionais de Matemática e robótica neste segundo semestre, em países como Japão, Coreia do Sul, Singapura e Estados Unidos.

Essa é a maior iniciativa já realizada pela rede estadual voltada à valorização do protagonismo estudantil, incentivando o desenvolvimento acadêmico, cultural e pessoal dos jovens, além de promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos.

Histórico de conquistas
O resultado em Tóquio mantém o ritmo de bons desempenhos da rede estadual em competições internacionais. Em fevereiro de 2025, representantes mineiros já haviam se destacado na International Talent Mathematics Contest (ITMC), na Tailândia, a maior competição de matemática do mundo. Foi nessa edição que a E.E. Presidente Bernardes garantiu a vaga para disputar a AIMO.

Na semana passada, Marcos Paulo de Souza, estudante da E.E. Doutor José Marques de Oliveira, também em Pouso Alegre, conquistou medalha de ouro na International Youth Math Challenge (IYMC), nos Estados Unidos, reforçando o protagonismo dos jovens mineiros nas olimpíadas do conhecimento.

Sobre a AIMO
Criada por três das principais instituições dedicadas ao ensino da Matemática no mundo, Asian Mathematical Olympiad Union, China Education Research Association e Hong Kong Mathematical Olympiad Association, a AIMO busca estimular o interesse pela disciplina e elevar o nível de aprendizado de estudantes do ensino fundamental e médio.

No Brasil, a competição é organizada pela Rede POC, instituição privada de intercâmbio científico juvenil responsável também por outros eventos internacionais, como a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, a Feira Latinoamericana de Ciências e Tecnologia e a ITMC. (Agência Minas)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário