09 de agosto, de 2025 | 12:00

Onde estão deputados e senadores no momento em que a soberania nacional é afrontada?

Carlos Alberto Costa *

Em declaração pública divulgada dia 7/8, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, criticou duramente a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, após a representação diplomática retuitar uma publicação que ataca o Supremo Tribunal Federal (STF) e, especificamente, o ministro Alexandre de Moraes. O post faz menção direta à aplicação da Lei Global Magnitsky contra Moraes e seus aliados, sugerindo possíveis sanções por parte do governo estadunidense.

É fácil compreender que a Embaixada EUA Brasil ultrapassou todos os limites da diplomacia ao retuitar mensagem de um supremacista branco com ameaças ao STF. São os Bolsonaros usando os EUA para causar mais danos ao Brasil. Não faz bem à relação entre países posturas como essas.

A celeuma envolve a decisão da embaixada em publicar em seu perfil na rede social X (antigo Twitter) uma mensagem que expressa apoio à fala do subsecretário de Diplomacia Pública do Departamento de Estado, Darren Beattie: “O ministro Moraes é o principal arquiteto da censura e perseguição contra Bolsonaro e seus apoiadores. Suas flagrantes violações de direitos humanos resultaram em sanções pela Lei Magnitsky, determinadas pelo presidente Trump”, afirmou a publicação oficial da embaixada, sem considerar que o ministro Alexandre de Moraes, na prática, age contra políticos que se uniram a militares para tramar um golpe de Estado após a eleição presidencial de 2022.

Não satisfeito com a desfaçatez diplomática, o comunicado da embaixada faz um alerta em tom de ameaça: “Os aliados de Moraes no Judiciário e em outras esferas estão avisados para não apoiar nem facilitar a conduta de Moraes. Estamos monitorando a situação de perto". Se isso não for atropelo da soberania nacional, não sei mais o que poderia ser.
“É fácil compreender que a Embaixada EUA Brasil ultrapassou todos os limites da diplomacia ao retuitar mensagem de um supremacista branco com ameaças ao STF”


A escalada na retórica hostil contra o Supremo Tribunal Federal marca um momento inédito nas relações diplomáticas entre os dois países. As manifestações do governo dos EUA ocorrem após a decisão do ministro Alexandre de Moraes de impor prisão domiciliar a Jair Bolsonaro (PL), por seguidos descumprimentos de medidas cautelares, adotados com a nítida intenção de provocar o STF e escalar a crise.

Autor da mensagem agressiva, o subsecretário Darren Beattie é um caso à parte. Esse indivíduo ganhou projeção na era Trump e é apontado como simpatizante de ideias supremacistas. Causa espécie que sua mensagem tenha sido compartilhada pela própria embaixada estadunidense em Brasília. Trata-se de uma afronta à soberania nacional e uma tentativa de interferência externa no Judiciário do Brasil. Não podemos aceitar isso. Causa estranheza, também, que parlamentares que deveriam, neste momento, gritar contra a ameaça à soberania da nação estejam, neste momento, fazendo protesto para pedir anistia para golpista.

Enquanto isso, bancado com dinheiro público, o deputado federal Eduardo Bolsonaro permanece nos Estados Unidos, atuando como traidor da pátria e atiçando os Estados Unidos contra o Brasil. Já deveria ter sido cassado da Câmara dos Deputados. E por que ainda não o foi? Bem, como os deputados não tomam a iniciativa, espero que o STF acelere o processo contra ele exatamente por traição. Que seja julgado por isso, tenha a ampla defesa, mas que pague pelas consequências que suas ações trouxeram ao Brasil.

* Professor aposentado

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário