05 de agosto, de 2025 | 17:30

Ipaba inicia aulas de música para crianças e adolescentes

Divulgação
Projeto Musicaricando Orquestra do Futuro foi lançado na quinta-feira (31/7); aulas já começam nesta semanaProjeto Musicaricando Orquestra do Futuro foi lançado na quinta-feira (31/7); aulas já começam nesta semana
Mais crianças e adolescentes serão transformados por meio da música com a chegada do projeto “Musicaricando Orquestra do Futuro” a Ipaba. A iniciativa foi lançada na semana passada, dia 31/7, na Câmara Municipal, com a presença dos representantes do Poder Público, equipe do projeto e convidados. As aulas começam na nesta quinta-feira (7), e serão ministradas na Escola Municipal João Anício de Brito, até julho de 2026.
Ao todo, 126 crianças e adolescentes de Ipaba, com idade entre 7 e 17 anos, serão beneficiados pela iniciativa, que vai oferecer gratuitamente aulas de música com flauta doce. Os participantes vão receber o instrumento musical e material didático. O projeto conta com acessibilidade em Libras nos eventos com presença de público.

Presenças e missão
O prefeito de Ipaba, Juninho da Saúde, foi representado pela secretária de Educação, Dircene Antunes, durante o evento que teve a presença dos vereadores Valter Inácio de Almeida, presidente da Câmara Municipal, Carlos Roberto Medeiro Vieira, vice-presidente da Câmara, João Paulo de Oliveira Ramos, Willians Lucas da Silva e Manoel Messias de Almeida, além dos convidados especiais: o ex-prefeito de Ipaba, Geraldo dos Reis, o prefeito de Mesquita, Ilton Torres, e o vereador ipatinguense Matheus Braga.

Segundo Samuel Machado, presidente do Instituto Cultural Ultra Jazz, a missão do projeto “Musicaricando” é promover o acesso à música buscando mudar a realidade das crianças e dos adolescentes participantes. “Trabalhamos pelo desenvolvimento humano, por meio das aulas de música. Dei meus primeiros passos no universo musical até chegar à faculdade de Música e construí uma carreira como músico profissional. Não tenho dúvidas de que também vamos colher muitos frutos com o ‘Musicaricando’ em Ipaba”, revelou.

Edson Valgas, diretor executivo do Instituto Cenibra - que apoia o projeto cultural -, reforçou o compromisso da empresa com o desenvolvimento das comunidades onde atua. “Temos o desafio de promover ações de responsabilidade social em 54 municípios. Esta iniciativa está entre os projetos que ampliam as oportunidades para a empresa alcançar mais comunidades. Juntos, somamos esforços para transformar”, completou o diretor.

Para a secretária de Educação de Ipaba, Dircene Antunes, o projeto vem contribuir com o desenvolvimento do município. “Quando falamos de música, estamos falando de educação. E em Ipaba, buscamos a formação integral de cada aluno, para desenvolver todas as suas potencialidades, especialmente, o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes. O ‘Musicaricando’ será um sucesso e já temos grandes expectativas com a sua chegada”, detalhou Dircene.
O projeto é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cenibra, tem o apoio da Prefeitura de Ipaba e do Instituto Cenibra, e realização do Instituto Cultural Ultra Jazz e governo federal.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário