
05 de agosto, de 2025 | 14:49
Flip homenageou o poeta Leminski e reuniu 34 mil pessoas em Paraty
Cerca de 34 mil pessoas passaram pela 23ª edição da Feira Literária de Paraty (Flip), que teve como autor homenageado Paulo Leminski e se encerrou no último domingo (3). O número, segundo a organização, representa aumento de 10% em relação ao público do ano passado.A abertura do evento, na quarta-feira (30/7), teve o cantor e compositor Arnaldo Antunes, amigo e parceiro artístico de Leminski, contando histórias e lendo trechos de suas obras no palco principal. A ex-companheira do autor, com quem esteve por 20 anos, a poeta Alice Ruiz foi um dos destaques da programação principal. As filhas do casal, Estrela e Áurea Ruiz Leminski, compartilharam um pouco de suas histórias e suas perspectivas sobre as obras do pai, durante a participação em diversas atividades da Flip 2025.
Leminski era um elo entre a cultura e a contracultura. Sempre libertário na forma e no conteúdo”, disse Arnaldo Antunes. Um dos grandes nomes da poesia brasileira do século XX, Leminski (Curitiba, 1944-1989), foi também ensaísta, biógrafo, músico, publicitário, judoca faixa-preta e tradutor de autores como Samuel Beckett e James Joyce.
Com as tradicionais 20 mesas de debates, e mais uma extra, o programa da 23ª Flip reuniu 36 autores e autoras, entre nomes emergentes e vozes veteranas, brasileiros e estrangeiros. Dentre as mesas, a organização informou que os maiores sucessos de público foram as participações de Gregorio Duvivier, Ilan Pappe, Marina Silva, Nei Lopes e Rosa Montero. (Com informações da Agência Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]