05 de agosto, de 2025 | 08:15

Coronel Fabriciano abre cadastro escolar da Educação Infantil

Inscrições podem ser feitas do dia 18 deste mês a 3 de outubro e priorizam crianças de até 5 anos em situação de vulnerabilidade

Divulgação
O procedimento é obrigatório para crianças que completarão 4 ou 5 anos até 31 de março de 2026 O procedimento é obrigatório para crianças que completarão 4 ou 5 anos até 31 de março de 2026
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A administração municipal de Coronel Fabriciano dará início ao processo de cadastro escolar para a Educação Infantil da rede municipal de ensino no próximo dia 18.

Conforme o documento publicado no Diário Oficial do Município (DOM), o procedimento é obrigatório para crianças que completarão 4 ou 5 anos até 31 de março de 2026 e que ainda não estão matriculadas na rede pública — seja porque estão fora da escola ou matriculadas em instituições particulares.

As inscrições se estendem até o dia 3 de outubro, e devem ser feitas presencialmente nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais que ofertam Educação Infantil, das 8h às 11h e das 13h às 16h. A lista de unidades aptas a fazer o cadastro inclui 10 CMEIs e 12 escolas espalhadas pelos bairros da cidade (veja ao fim da notícia).

Além das crianças de 4 e 5 anos, o cadastro está aberto para aquelas com idade a partir de 4 meses. A efetivação da matrícula será finalizada conforme disponibilidade de vagas e obediência a uma ordem de prioridade estabelecida em resolução da Secretaria.

Critérios de prioridade
Dia 31 de julho também foi publicada no DOM a Resolução SGEDC nº 190/2025, que estabelece os critérios de prioridade para ingresso de crianças de 4 meses a 5 anos na Educação Infantil fabricianense.

O processo será feito com base em critérios sociais e familiares, visando assegurar o acesso prioritário às crianças mais vulneráveis. A ordem prioritária foi estruturada da seguinte forma: crianças com deficiência ou sob medida protetiva (com comprovação); crianças em situação de risco social e nutricional com renda familiar extremamente baixa; crianças beneficiárias do programa Bolsa Família, atendidas por programas da Assistência Social; crianças com familiares com deficiência ou doença grave; crianças cujos responsáveis legais trabalham fora de casa; filhos de pais ausentes; e irmãos de crianças já matriculadas na mesma unidade escolar.

As crianças enquadradas nos dois primeiros critérios terão prioridade independentemente da área de zoneamento. Já as demais seguirão o zoneamento geográfico da residência. Após o atendimento de todas as crianças residentes em Coronel Fabriciano, poderão ser admitidas matrículas de outros municípios, desde que haja vagas remanescentes.

Matrícula e documentação
A matrícula será feita com base em lista de classificação fornecida pela Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula. Pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos (originais e cópias) no ato do cadastro: Certidão de nascimento e CPF da criança; Cartão de vacinação atualizado; Cartão do SUS; Cartão do Bolsa Família (NIS/Folha resumo); Documento de identidade e CPF do responsável; Comprovante de endereço (Cemig ou Copasa; ou contrato de aluguel); e Documento que comprove que a mãe trabalha fora (carteira de trabalho, contracheque ou declaração)
Não precisam se cadastrar as crianças já matriculadas em escolas ou CMEIs da rede municipal. A inscrição e a matrícula são gratuitas.

Confira os postos de inscrição


CMEIs: Crescer e Ser, Dom Lélis Lara, Espaço da Infância, José Pinto dos Santos, Pastor Antônio Rosa, São Cristóvão, Serra Azul, Sonho de Criança, Vereador Aroldo Brande, Vereador Messias Paulo Moreira.

Escolas Municipais: Boa Vista, Dom Lélis Lara, Joaquim de Ávila Neto, Maria da Conceição Ataíde, Maria da Penha Lima, Maria das Graças Ferreira, Otávio Cupertino dos Reis, Prof. José Batista de Mendonça, Prof. Paulo Freire, Raimunda Coura de Barcellos, Senador Zé Alencar, Vereador Nicanor Ataíde.
Mais informações podem ser obtidas diretamente nas unidades escolares ou pelo telefone da Secretaria de Governança Educacional: (31) 3406-7612.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário