05 de agosto, de 2025 | 08:00

Ipatinga deixa de receber recursos voltados à restauração de nascentes e saneamento, alerta geógrafo

Anderson Figueiredo
Alessandro explicou que recursos contemplam propriedades rurais situadas em sub-bacias Alessandro explicou que recursos contemplam propriedades rurais situadas em sub-bacias

Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço

O município de Ipatinga ficou de fora das intervenções do programa Rio Vivo, que são coordenadas pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Piracicaba, que contempla os municípios que estão dentro das sub-bacias do Rio Doce. A cidade foi transferida para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio, o que impede que ela receba recursos voltados à restauração de nascentes e saneamento.

Ações que contemplam propriedades rurais localizadas nas sub-bacias dos rios Piranga, Piracicaba, Santo Antônio, Suaçuí, Caratinga, Manhuaçu e a porção capixaba da Bacia do Rio Doce receberam mais de R$ 36 milhões em investimentos nos últimos quatro anos.

O diretor do Instituto Interagir, Alessandro de Sá, pontuou que o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) fez essa alteração sem nenhuma explicação. “Ipatinga está geograficamente dentro do território da Bacia do Rio Piracicaba. Grandes empresas como Usiminas e Copasa captam água dentro dessa bacia e pagamos por essa água. O município perde muito recurso com isso”.

Alessandro explicou que o recurso da bacia é de origem dos grandes consumidores de água do Rio Piracicaba. Uma parte da conta fica com o estado e outra parte o estado direciona para os comitês de bacias. Também destacou que todas as entidades ambientalistas de Ipatinga se mobilizem para que cheguem até os responsáveis.

“Enviamos (Instituto Interagir) um ofício para o comitê e para o Igam para que possamos reverter essa situação. Estamos perdendo grandes projetos que poderiam vir para as nossas comunidades rurais e não vão vir mais”, enfatizou.

Segundo o geógrafo, a bacia do Piracicaba é a com o maior volume de recursos e um dos maiores contribuidores é Ipatinga. “Precisamos reclamar, questionar, indagar, denunciar. Quais foram as justificativas do Igam para retirar o município da bacia do Piracicaba e levá-lo para a bacia do Santo Antônio?”, questionou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Welles Brito

07 de agosto, 2025 | 07:50

“Eu particulamente, como cidadão ipatinguense desde 1962, nunca vi falar que esses recursos chegaram nas zonas rurais para bem feitorias. Tem que tirar as tetas desse governante ipatinguense. Eu acho pouco e bom!”

Cirlene

06 de agosto, 2025 | 13:29

“Mais uma vez Ipatinga é desconsiderada. É preciso estarmos atento no ? porque? que isto acontece. Tamo Continue Alessandro, vc é brilhante no que faz junto toda sua equipe. Juntos VENCEREMOS”

Justiceiro

05 de agosto, 2025 | 10:19

“Quando a fonte seca os benefíciados ficam loucos”

Leitor

05 de agosto, 2025 | 09:46

“O objetivo foi ; retirar possibilidade de recursos para Ipatinga”

Envie seu Comentário