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03 de agosto, de 2025 | 09:22

Preço das passagens de ônibus deve ter reajuste de até 8% com pedágios na BR-381

Segundo a Anatrip, em média, as viações repassam entre 6% e 8% do valor do pedágio para o usuário final

Tiago Araújo/Arquivo DA
Valores das tarifas devem subir após início da cobrança de pedágio, o que só ocorrerá após a autorização da ANTTValores das tarifas devem subir após início da cobrança de pedágio, o que só ocorrerá após a autorização da ANTT
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço Os preços a serem pagos pelas passagens de ônibus das linhas intermunicipais e interestaduais que passam pela BR-381 Norte, trecho sob concessão, devem sofrer reajuste após o início da operação dos pedágios.

A Nova 381, empresa que administra o trecho entre Governador Valadares e Caeté, irá instalar cinco pórticos de pedágios eletrônicos em: Governador Valadares, Belo Oriente, Jaguaraçu, João Monlevade e Caeté.

Em nota enviada a pedido da reportagem do Diário do Aço, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra) esclareceu que a Resolução nº 07/2019 regulamenta o valor a ser repassado aos usuários do sistema de transporte coletivo intermunicipal, em consequência de cobrança de pedágio.

“As atualizações nas passagens são comunicadas com antecedência aos usuários pelas empresas concessionárias e os valores são publicados em tabela oficial disponível no site da Seinfra www.infraestrutura.mg.gov.br - clicar no menu ‘Cidadão’, em seguida na aba ‘Transporte Coletivo Intermunicipal’ e, então, em ‘Tarifas de Pedágio’”, pontua a nota.
A Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiro (Anatrip) informou que, em média, as empresas de transporte rodoviário de passageiros repassam entre 6% e 8% do valor do pedágio para o usuário final no aumento das tarifas.

“Esse percentual varia de acordo com o custo quilométrico da linha, a frequência que as empresas usam as praças de pedágio no caminho e o modelo de tarifa adotado na linha, mas a faixa de 6 a 8 serve como parâmetro para calcular o impacto do uso de pedágios no preço das passagens”, esclareceu a entidade.

Quando começa a cobrança
O início da cobrança de pedágio, no entanto, só poderá ocorrer após a execução dos trabalhos iniciais pela concessionária e a devida autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que definirá a data exata do início da tarifação. Embora o contrato não traga uma data específica, o Programa de Exploração da Rodovia (PER) prevê que a cobrança pode começar a partir do primeiro ano de concessão. Em João Monlevade, o pórtico do pedágio já está em fase de testes.

Valor da tarifa
Ainda não foram oficializados os valores de tarifas em cada ponto, mas especialistas especulam que o preço deve variar entre R$ 10,75 e R$ 13,75. Em uma entrevista concedida à Rádio Itatiaia no ano de 2024, Guilherme Theo Sampaio, diretor da ANTT, afirmou que após o processo de duplicação completo, as tarifas devem sofrer reajustes.

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“Destaco que essas cobranças de pedágio não são a tarifa cheia, completa, quando tiver ocorrido a duplicação. Depois que ocorrida a duplicação, as melhorias, é que vai ter o acréscimo. (Inicialmente) Seria uma tarifa básica, que vai iniciar em torno de R$ 10,75, podendo chegar até R$ 13,75”, afirmou Sampaio. “Lembrando, ao contrário de outros contratos de concessão da terceira etapa, esses já vêm previsto que só depois de duplicar que vai ter a majoração da tarifa, podendo sair de R$ 11,20 até R$ 15,37”.

A cobrança de pedágio ao longo da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, seguirá um modelo tarifário baseado na categoria dos veículos, número de eixos e tipo de rodagem, conforme previsto no contrato assinado entre a ANTT e a concessionária Nova 381. O valor base será de R$ 0,18210 por quilômetro para veículos de categoria 1, e estará sujeito a atualizações anuais com base na inflação (IPCA).

Além disso, os motoristas que utilizarem sistemas eletrônicos de pagamento com identificação automática (como o tag AVI) terão desconto automático de 5% no valor do pedágio. Outro benefício previsto é o chamado Desconto de Usuário Frequente (DUF), que será aplicado apenas a veículos leves (categorias 1, 3 e 5) com pagamento eletrônico, de forma progressiva, conforme o número de vezes que o motorista passar pela mesma praça no mês.

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Comentários

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Bom

03 de agosto, 2025 | 16:19

“Pra quem está achando bom ter pedágio tá aí o começo da conta, fora os alimentos que certeza que irão subir, VIVA O BRASIL QUE JOGA O POVO NA PAREDE E SUGA O QUE PODE.”

Ouvinte

03 de agosto, 2025 | 15:01

“DO JEITO QUÊ E AS COISAS ELES VÃO AUMENTAR ANTES DOS PEDAGIOS , DO MESMO JEITO QUÊ OS PEDÁGIOS VÃO SER COBRADOS ANTES DA DUPLICAÇÃO .... É O BRASIL , OS TRABALHADORES PAGAM SEMPRE AS CONTAS DOS POLÍTICOS”

B2@

03 de agosto, 2025 | 12:36

“Wesley, enquanto isso, os nobres políticos não pagam plano de saúde, nunca mais, pois é vitalício, somente tendo que ficarem no cargo por 180 dias após a diplomação, além de outros benefícios. Apenas enganam o coitado do eleitor pagador de impostos. Deveríamos protestar contra qualquer partido político. Todos atrapalham a vida do contribuinte. "AGORA VAI..."”

Wesley

03 de agosto, 2025 | 10:50

“Senhores advogados, procurem uma brecha na lei para que condutores que pagam pedágio tenha algum direito de ser ressarcido nos pagamentos de impostos, não é justo pagar-mos tantos impostos e pagar plano de saúde, seguro, escola para os filhos e pedágio.”

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