
02 de agosto, de 2025 | 09:00
Santuário São Judas Tadeu recebe Ecoponto neste sábado
Bruna Lage
O Ecoponto receberá os materiais no pátio do Santuário, localizado na avenida Galileia, no Canaã
Por Bruna Lage - Repórter Diário do Aço A Paróquia Cristo Libertador, por meio da Comunidade São Judas Tadeu, em Ipatinga, inicia neste sábado (2) uma ação ambiental. O Ecoponto, que ficará no Santuário, localizado na avenida Galileia, 20, no Canaã, recolherá materiais recicláveis, das 9h ao meio-dia. Maria Auxiliadora Pimentel de Oliveira, integrante da Comissão Paroquial de Meio Ambiente, explica como irá funcionar o projeto. 
Ela observa que os ecopontos são locais de recolhimento de materiais que podem ser reciclados. Eles ajudam a manter a cidade mais limpa, preservam o meio ambiente e facilitam o reaproveitamento de resíduos. No caso do Santuário, a ação ocorre no pátio do templo e não tem participação do governo municipal e tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da coleta seletiva.
Estamos fazendo a partir de algumas parcerias, quem começou com esse trabalho aqui em Ipatinga foi o pessoal do Lions, que inclusive é parceiro nosso. A paróquia decidiu iniciar esse projeto a partir das discussões da Campanha da Fraternidade deste ano, que fala sobre a educação ambiental, do olhar cuidadoso com o planeta. Então, é uma das ações da Comissão de Meio Ambiente paroquial fazer esse ecoponto”, relata.
Maria acrescenta que além da questão ambiental, a ideia do ecoponto tem o intuito de ajudar o bairro. O Canaã foi muito atingido nessas últimas chuvas. As pessoas perderam muitas coisas, tiveram muito prejuízo. Então, uma das coisas que a gente está tentando contribuir é retirando, dando outra utilidade, descartando de forma responsável os resíduos, esse lixo, fazendo com que se transformem em outra coisa”, pontua.
Materiais
O ecoponto estará aberto uma vez por mês, no Santuário São Judas Tadeu. Temos parceria com o Ecovale, que recolhe lixo eletroeletrônico, além de uma instituição que recolhe recicláveis no bairro Vila Celeste, que vai recolher óleo usado, o pessoal da BioGerais. A gente vai recolher vidro também. Em resumo, vamos recolher vidro, papelão, papel, eletroeletrônico, óleo usado e também cartelinhas de remédio. Elas posteriormente serão transformadas em portas, em telhas, são várias as finalidades”, vislumbra.
A voluntária reforça que as pessoas não devem levar móveis, por exemplo, que não teriam destinação correta nesse momento. Mas, a partir do momento em que a gente conseguir instituições parceiras e que consigam dar um destino para esses materiais, aí a gente também vai acrescentar à lista. Outro material que vai ser reciclado são as sucatas de latas, panelas velhas, todo tipo de sucata de metal a gente vai recolher”, conclui.
Após o recolhimento, os materiais serão devidamente encaminhados à reciclagem por meio de empresas parceiras. O pedido da organização é que os recicláveis sejam levados ao local somente no dia e horários divulgados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Geraldo
02 de agosto, 2025 | 12:29quando a gente começa a separar os materiais é que vê a quantidade de coisas que podem ser recicladas.
Hoje reciclo aproximadamente 35% do lixo, levo para um ponto particular na Vila Celeste.”
Jose Afonso
02 de agosto, 2025 | 10:15Boa iniciativa. Tomara que se espalhe para outras comunidades e paróquias e que possa aumentar os dias de coleta. E que a população se conscientize de que devemos primeiramente evitar, depois reduzir e reciclar o plástico, o isopor ou qualquer outro item que prejudique o meio ambiente. Evitar, por um mundo melhor.”