01 de agosto, de 2025 | 16:15

Prisão de motorista acusado de estuprar enteadas marcou início do Agosto Lilás

Divulgação
Operação Amparo marcou o início da campanha Agosto Lilás de conscientização e combate à violência contra a mulherOperação Amparo marcou o início da campanha Agosto Lilás de conscientização e combate à violência contra a mulher

A equipe da Delegacia de Polícia Civil de Coronel Fabriciano prendeu, na madrugada de quinta-feira (31/7), um homem de 28 anos acusado de estuprar duas enteadas, de 14 e 11 anos. O motorista carreteiro foi localizado e preso quando estava em Antônio Dias, voltando de uma viagem a trabalho. Ele estava com mandado de prisão preventiva expedido pelo Judiciário.

A delegada Izabella Menegassi, que coordena as investigações, afirmou em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (1), que os abusos foram cometidos ao longo de vários anos, e a denúncia chegou à polícia na semana passada. “A gravidade do caso e o risco iminente de novo contato entre o autor e as vítimas exigiram uma resposta rápida. Ele é caminhoneiro, estava fora da cidade, e recebemos a informação de que retornaria. Foi então feito o cerco e a prisão foi realizada”, explicou.

A menina de 14 anos revelou que sofria os abusos desde os 8 anos de idade, mas só teve coragem de contar à família em julho deste ano. Já a irmã mais nova, de 11 anos, denunciou os crimes assim que os atos começaram. “Essa coragem foi fundamental, e felizmente a família acolheu e deu voz a essas vítimas, o que nem sempre acontece”, destacou a delegada.

Abusos graduais
A delegada Izabella Menegassi os abusadores costumam agir de forma gradual, iniciando os atos com supostas “brincadeiras” e evoluindo para crimes mais graves. Ela alerta que qualquer mudança de comportamento em crianças e adolescentes deve ser observada com atenção pela família. “O silêncio é o que protege o agressor. Por isso, a denúncia rápida é essencial. Quanto antes a polícia for acionada, maiores são as chances de reunir provas e prender o autor”, afirmou.

“Operação Amparo” marca o início da campanha Agosto Lilás


Além da prisão do abusador em Coronel Fabriciano, outras duas prisões preventivas foram cumpridas no Vale do Aço nesta sexta-feira (31), contra suspeitos de descumprirem medidas protetivas e ameaçarem as vítimas. Todas as ações fazem parte da Operação Amparo, deflagrada simultaneamente em todo o estado de Minas Gerais.

A delegada Izabella Menegassi ressaltou a importância do Agosto Lilás como instrumento de mobilização social. “A campanha serve para reforçar o debate sobre a violência doméstica e sexual, especialmente em relação a crianças e adolescentes, e conscientizar a população sobre os caminhos para denúncia e acolhimento”, concluiu.

Wellington Fred
Operação Amparo marca o início da campanha Agosto Lilás de conscientização e combate à violência contra a mulherOperação Amparo marca o início da campanha Agosto Lilás de conscientização e combate à violência contra a mulher
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário