01 de agosto, de 2025 | 16:00

Sorteio dos grupos para a Copa do Mundo será em Las Vegas

Reprodução X Seleção Argentina

Embora não tenha anunciado oficialmente – pois ainda há muitas vagas em disputa nas eliminatórias em vários continentes -, a Fifa já definiu data e local para o aguardado sorteio da Copa do Mundo de 2026. O evento será no dia 5 de dezembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Inicialmente, havia a possibilidade de o sorteio ser em alguma cidade do México ou do Canadá, coanfitriões do torneio ao lado dos EUA. No entanto, essas opções foram descartadas, e Las Vegas acabou escolhida como sede do evento, que vai definir os grupos do Mundial. Esta mesma cidade sediou o sorteio para a Copa do Mundo de 1994, realizada apenas em solo estadunidense e vencida pelo Brasil (tetracampeão).

O local favorito para abrigar o sorteio é a Sphere, um dos espaços mais modernos e icônicos da cidade. Inaugurado há apenas dois anos, o recinto impressiona: tem uma tela de 54 mil metros quadrados — visível até do espaço — e capacidade para 17.500 pessoas.

Onde serão os jogos
O Estádio Allegiant de Las Vegas foi rejeitado como sede. Onze cidades dos Estados Unidos foram selecionadas, além de três no México (Guadalajara, Cidade do México e Monterrey) e duas no Canadá (Toronto e Vancouver).

Os locais nos EUA são divididos em três regiões. Nova York/Nova Jersey, Filadélfia, Boston, Miami e Atlanta fazem parte da região Leste; Kansas City, Dallas e Houston fazem parte da Região Central; Los Angeles, Seattle e a região da Baía de São Francisco compõem três das quatro cidades da Região Oeste.

O sorteio revelará os 12 grupos com quatro nações cada. México (Grupo A), Canadá (Grupo B) e Estados Unidos (Grupo D) já foram selecionados para seus grupos.

O MetLife Stadium em East Rutherford, NJ, sediará a partida final, no dia 19 de julho de 2026. O local ficou muito conhecido do público pela realização de vários jogos do Mundial de Clubes recente, vencido pelo Chesea-ING.

Período de realização
Em fevereiro do ano passado, a Fifa já havia anunciado que a partida de abertura da Copa de 2026 será no dia 11 de junho, no estádio Azteca, na Cidade do México, envolvendo os anfitriões mexicanos. A fase de grupos vai até o dia 27 de junho.

As outras datas definidas são: primeiro mata-mata, que reunirá os 32 classificados dos grupos – os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados (do dia 28 de junho a 3 de julho), oitavas de final (dias 4, 5, 6 e 7 de julho), quartas de final (dias 9, 10 e 11 de julho) e semifinais (dias 14 e 15 de julho).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário