DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

03 de agosto, de 2025 | 07:00

Agosto das Artes celebra a potência criativa de Minas Gerais

Projeto integra o calendário oficial do AMA 2025, do governo estadual, com mais de 200 eventos culturais em 120 cidades mineiras

Glenio Campregher/Divulgação
O tenor Matheus Pompeu e a soprano fabricianense Sylvia Klein na ópera Cavalleria Rusticana: ingressos a preços populares no Palácio das ArtesO tenor Matheus Pompeu e a soprano fabricianense Sylvia Klein na ópera Cavalleria Rusticana: ingressos a preços populares no Palácio das Artes
Ao longo de todo o mês de agosto, Minas Gerais celebra a diversidade cultural com uma ação promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult): o Agosto das Artes. Parte do calendário oficial do Ano Mineiro das Artes (AMA 2025), o projeto propõe uma programação plural de mais de 200 eventos, com atrações gratuitas ou a preços populares, e descentralizada, realizada em 120 municípios do estado.

Em diversas regiões mineiras, nessas cidades irão ocorrer oficinas, exposições, apresentações artísticas, festivais, rodas de conversa e encontros formativos durante agosto, movimentando praças, centros culturais, museus, bibliotecas e outros espaços públicos, promovendo o encontro entre tradição e contemporaneidade, cultura popular e arte urbana, memória e inovação. Os agentes culturais interessados em integrar a programação podem se cadastrar, durante todo o mês, pelo site: https://www.minasgerais.com.br/pt.

O Agosto das Artes também reconhece e fortalece festivais tradicionais, festas populares e celebrações culturais promovidas pelos municípios, integrando essas expressões ao calendário oficial do projeto. “A ação se consolida como um grande mosaico da produção artística e cultural mineira, valorizando as identidades e os saberes de cada território”, ressalta a Agência Minas.

Destaque artístico
Um dos destaques desta primeira semana, em Belo Horizonte, o público poderá prestigiar a aclamada ópera Cavalleria Rusticana, uma produção da Fundação Clóvis Salgado (FCS) que ficará em cartaz no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, de 6 a 10/8. Com direção musical de Lígia Amadio e participação da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais, o espetáculo leva ao palco um clássico da ópera italiana, com ingressos a preços populares.

A trama envolvente, com direito a triângulo amoroso, ciúme e duelo mortal, tem interpretação da soprano Sylvia Klein e do tenor Matheus Pompeu. A cantora lírica é natural de Coronel Fabriciano, estudou canto na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte, e no Conservatório de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, e mudou-se para a Alemanha para complementar os seus estudos musicais. Sylvia é considerada uma cantora de gêneros e estilos variados e vem se destacando no cenário musical pelas suas diversas participações em concertos com orquestra, em cantatas, missas e oratórios, além dos recitais com o pianista Wagner Sander. Também, interpretou óperas como “Viúva Alegre”, “La Boheme”, “Dom Giovani” e “A Flauta Mágica”, e foi protagonista no primeiro e único filme de ópera brasileiro dirigido por Carla Camurati, premiado pela HBO, “La Serva Padrona”.

Diversidade cultural
A 12ª edição da já consagrada Noite Mineira de Museus e Bibliotecas será o ponto alto do Agosto das Artes, no dia 12/8, Dia Nacional das Artes, mobilizando instituições culturais em todas as regiões do estado, com programações especiais noturnas, homenagens e atividades interativas.

Também na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o público poderá conferir festivais de cinema, como o de Contagem, que começa no dia 22/8, e de gastronomia, como o de Paraopeba, a partir de 23/8. Em Rio Manso, a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário ocorrerá de 30/8 a 1/9, com desfiles de Congado e Moçambique, além de momentos de fé e celebração comunitária.

No Sul de Minas, a cidade de Machado realiza a 109ª Festa de São Benedito, de 15 a 26/8, com atrações religiosas, culturais e afro-brasileiras. Carvalhópolis sediará o 1º Festival de Viola, neste fim de semana, com 20 duplas se apresentando em praça pública. Já Muzambinho promove o Festival Literário de Muzambinho (Felim), de 11 a 16/8, com oficinas, lançamentos literários e sessões de contação de histórias.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário