01 de agosto, de 2025 | 15:00
Ponto de cultura em Timóteo inaugura projeto de cinema regional
O Ponto de Cultura Casa 28 Aberta anuncia o lançamento de um novo projeto cultural dedicado à promoção do cinema regional, com a exibição do documentário Caboclos da Pedra”. O evento com entrada gratuita será neste sábado (2/8), às 18h, no quintal do espaço coletivo localizado na avenida Manuel Samora, 28, bairro Bromélias, em Timóteo.O documentário Caboclos da Pedra”, dirigido por Nilmar Lage e Makota Wulangana (Ana Luíza Drummond), é uma produção do Manzo Ngunzo Amazilemba, apoiada pela Lei Paulo Gustavo no município de Coronel Fabriciano. O filme explora a espiritualidade e as tradições do Candomblé Angola no Vale do Aço, destacando a figura do Caboclo da Pedra, que é fundamental no desenvolvimento espiritual de Tatetu Aladey, zelador de Nkisses e símbolo de resistência cultural na região.
A obra dialoga com temas como a relação entre modernidade e espiritualidade, abordando o conceito de desencantamento do mundo, de Max Weber, e reforçando o papel do Candomblé Angola como elemento de identidade e resistência cultural”, descreve a assessoria. Após a exibição, haverá uma roda de conversa com os diretores e Tatetu Aladey, além de uma roda de samba de caboclos com os candomblecistas do Manzo Ngunzo Amazilemba.
Espaço aberto
O Ponto de Cultura Casa 28 Aberta é um espaço que abriga a coleção de mais de 100 obras de artistas do Vale do Aço e Minas Gerais, incluindo quadros, esculturas e objetos artísticos. Além disso, dispõe de um quintal que recebe shows e espetáculos ao ar livre. Sob a coordenação do artista Herlon Duarte, também preserva a história local, sendo uma construção original dos anos 50. Mais informações pelo telefone (31) 98579-0765.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]