
30 de julho, de 2025 | 05:31
Oito pessoas detidas por envolvimento com o tráfico e receptação no Veneza II
Divulgação
Uma bicicleta era furtada e foi recuperada, outras duas eram usadas pelos traficantes e foram apreendidas

Uma operação realizada pela Polícia Militar, no início da noite de terça-feira (29), resultou na prisão de sete pessoas e na apreensão de um menor de idade, todos envolvidos em um ponto de tráfico de drogas no bairro Veneza I, em Ipatinga. Denúncias anônimas apontavam a existência de intenso comércio de entorpecentes em dois barracões localizados na rua Fortaleza, sendo um de portão preto e outro de portão branco, com distribuição feita por pequenas aberturas nas estruturas.
As informações apontavam que os locais funcionavam como uma espécie de "boca de fumo dupla", operando de forma coordenada. A denúncia identificava uma mulher de 46 anos como uma das responsáveis diretas pela venda das drogas.
Os militares do 14º Batalhão passaram a monitorar os imóveis e constataram movimentação intensa, com pessoas em situação de rua ou com características de usuários se aproximando dos portões e realizando rápidas transações com a mulher monitorada.
As guarnições da Tático Móvel organizaram uma operação para averiguar os locais. Ao chegarem ao imóvel de portão branco, os policiais perceberam um forte cheiro de crack vindo do interior da residência, que estava com o portão entreaberto. Ao iluminarem o interior, localizaram diversos indivíduos conhecidos do meio policial por uso ou envolvimento com drogas. Eles estavam sentados em um sofá, ao lado do qual foi avistada uma porção de crack.
Após o flagrante, foi feito o adentramento no imóvel e realizada a abordagem. No local, foram identificados um homem de 28 anos, outro de 25, uma mulher de 35, outra de 34, uma jovem de 25 e um homem de 32 anos. Todos alegaram ser apenas usuários de drogas.
Durante busca pessoal, foram encontradas com uma mulher duas pedras de crack escondidas na cintura, além de R$ 120 no bolso. Já com outra abordada, foi localizada uma porção de maconha. No imóvel, embaixo do sofá, também foram apreendidas mais quatro pedras de crack, duas buchas de maconha e um papelote de cocaína.
Alvo da denúncia foi presa com drogas
Em seguida, os militares foram até o imóvel da denunciada, onde confirmaram, por meio de filmagens e monitoramento, que a autora realizava vendas de drogas a frequentadores dos arredores. Durante conversa com os policiais, ela demonstrou fala arrastada e acabou confessando que escondia uma pedra de crack na boca, que foi retirada e entregue.
Ela ainda retirou outra pedra do sutiã. Em buscas no imóvel, os militares encontraram mais três pedras e uma porção da mesma substância dentro do bolso de um agasalho, além de R$ 52 em dinheiro trocado.
Com o apoio da Rondas Ostensivas com Cães Adestrados (Rocca), a equipe com o cão Zairon localizou sete pedras de crack e duas porções maiores escondidas dentro de um urso de pelúcia. Além disso, uma bicicleta furtada foi localizada no imóvel, reconhecida posteriormente pela vítima, que enviou nota fiscal à polícia. Outras duas bicicletas e uma lixadeira também foram apreendidas no barracão de portão branco, onde estavam os demais abordados. Como nenhum deles assumiu a propriedade dos objetos, e diante da procedência duvidosa, os itens foram recolhidos.
Durante continuidade das diligências, os militares seguiram para um beco na avenida Macapá, indicado por denúncias como o local de onde saíam os entorpecentes distribuídos pela mulher denunciada e seu grupo. No telhado de um dos barracões foram encontradas três barras de maconha.
Adolescente chegou para pegar a droga escondida
No decorrer da operação, um menor de 17 anos, chegou ao local e demonstrou surpresa ao ver os policiais. Ele confessou ter ido ao imóvel com a intenção de resgatar a droga. Foi constatado ainda que contra o infrator havia um mandado de busca e apreensão expedido pela Vara da Infância e Juventude de Ipatinga.
Diante dos fatos, a denunciada foi presa por tráfico de drogas e receptação. Os demais adultos foram presos pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas. Todos foram levados à delegacia de Polícia Civil para as providências legais.
O tenente Lindomar ressaltou ao Diário do Aço de que os imóveis usados no tráfico estarem localizados próximos a uma escola municipal, uma clínica médica e uma faculdade, ampliando a gravidade da situação. Se apurou ainda que a lixadeira havia sido furtada e o responsável, que havia alugado o equipamento, ficou sabendo pela Polícia Militar.
Divulgação PMMG
Materiais recolhidos com o grupo envolvido com a atividade ilícita

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]