PREF BELO ORIENTE FESTIVAL 728X90

29 de julho, de 2025 | 05:58

Mineirália...

Nena de Castro *


Dia, meus cinco leitores bem afamados! Já ouviram falar de Fernando Sabino a, o jornalista mineiro, escritor famoso, cronista ímpar, autor de “ O Menino do Espelho”, “O Grande Mentecapto” e “O Encontro Marcado” todos adaptados para o cinema, com muito sucesso.

Falo nele hoje causa de quê não quero escrever sobre “aquelas coisas que nos assombram” , enchem nossos dias de preocupação e medo. Não hoje eu quero falar de Mineiros e Mineirices, nossos costumes, nossa verve, nossa linguagem guardada por dentre as “silentes minervas” que protegem nossos tesouros. Se tem um trem que me orguia é sê minêra da gema, ou mió, de Minas Gerais e só abro exceção no gostar pros nordestinos que é um povo porreta por demais! Espiem o que Fernando Sabino escreveu:

Ser Mineiro (Fernando Sabino)

"Ser mineiro é não dizer o que faz, nem o que vai fazer,
é fingir que não sabe aquilo que sabe, é falar pouco e escutar muito, é passar por
bobo e ser inteligente, é vender queijos e possuir
bancos. Um bom mineiro não laça boi com imbira, não dá
rasteira no vento, não pisa no escuro, não anda no molhado, não estica
conversa com estranhos, só acredita na fumaça quando vê fogo, só arrisca quando
tem certeza, não troca um pássaro na mão por dois voando.
Ser mineiro é dizer "uai”,é ser diferente, é ter marca registrada, é ter história.
Ser mineiro é ter simplicidade e pureza, humildade e modéstia, coragem e bravura, fidalguia e elegância. Ser mineiro é ver o nascer do sol e o brilhar da lua, é ouvir o cantar dos pássaros e o mugir do gado, é sentir o despertar do tempo e o amanhecer da vida. Ser mineiro é ser religioso e conservador, é cultivar as letras e artes é ser poeta e literato, é gostar de política, é amar a liberdade, é viver nas montanhas, é ter a vida interior, é ser gente”.


Posé, acordei cheia de mineiridade e me lembrei de outros ditados mineiros:
- É, gente É, gente! - dizia dona Inês quando a paciência estava no fim, ante as traquinagens dos filhos! – quem não ouve conselho, ouve coitado! Nessa ponto a filharada tratava de obedecer, fazer o mandado, causa de quê o trem ia ficar feio, o “rei” podia cantar nas costas de alguém! Pois mineiro sabe direitinho o que dizer nas horas de ira! E na ancestral sabedoria, vinham os ditados: “quem brinca com fogo, mija na cama”. Quem não pode com o pote, não pega a rudia. Quem tá na garupa não governa a rédea! Quem brinca com fogo, amanhece mijado. O pau que dá em Chico, dá em Francisco.

O risco que corre o pau, corre o machado.Pardal queacompanha Joaõ de Barro vira servente de pedreiro. Andorinha que acompanha morcego amanhece de cabeça pra baixo. Quem empresta, não presta. Quem brinca com menino, acaba mijado. Quem tem mulher bonita não deve emprestar cavalo pra ninguém. Menino , cachorro e tamanco, só é bom debaixo do banco. Mulher e bicho de pé são as melhores coisas da vida. Isso vai acontecer, no dia em que a galinha nascer dentes. Quem fala muito, dá bom dia ao cavalo. (Ou ao ruminante, como escreveu o genial Millôr Fernandes). Quem levanta cedo tem mais tempo de ficar à toa. Fiado só amanhã. E mais um monte de dizeres e dilícias nos falares E costumes de “nosso país”, MINAS GERAIS! E NADA MAIS DIGO, UAI!

* Escritora e contadora de histórias
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

29 de julho, 2025 | 05:45

“Bom dia, Grande Bugra! Adorei a crônica! Parabéns e obrigado!
Quando fui adolescente, isso já faz tempos, lá nas roças de Orizânia, minha Avó vivia a me dizer: "Quem com porco anda, farelo come", o problema, que o porco era eu, mas ela não queria enxergar, afinal, "o pior cego é aquele que não quer ver".”

Envie seu Comentário