PREF BELO ORIENTE FESTIVAL 728X90

28 de julho, de 2025 | 12:21

Cadela é abandonada na bica da fonte no Ipaneminha em Ipatinga

Uma cadela de pequeno porte, sem raça definida e possivelmente prenha, foi abandonada na estrada rural do povoado de Ipaneminha, mais precisamente na bica da fonte, localizada na entrada do povoado. Veja, abaixo, vídeo gravado no local.
Alex Ferreira
Sem raça definida, de pequeno porte, faminta e possivelmente prenha, cadela está abandonada na Fonte da Bica, no Ipaneminha Sem raça definida, de pequeno porte, faminta e possivelmente prenha, cadela está abandonada na Fonte da Bica, no Ipaneminha

No fim de semana, ciclistas que passaram pelo local e foram colher água na bica depararam-se com o animal, que está em condições precárias, magra e com indícios de ter sido abandonada há alguns dias na área rural - fato comum naquela região.

O fato se repete na estrada rural de Achado e estrada do bairro de Ipaba, ambos em Santana do Paraíso; na área da biquinha em Coronel Fabriciano, dentre outros.

Abandonar animais domésticos é crime

O abandono de cães e gatos é crime no Brasil, considerado maus-tratos e passível de punição. A pena para abandono de animais, incluindo cães e gatos, varia de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) e a Lei nº 14.064/2020, que aumentou as punições para casos de maus-tratos a cães e gatos.

A legislação prevê detenção de 3 meses a 1 ano e multa para crimes ambientais, e a Lei nº 14.064/2020 aumentou a pena para 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda do animal.

A pena prevista é a detenção de 3 meses a 1 ano e multa, conforme a Lei de Crimes Ambientais, para quem pratica maus-tratos a animais, incluindo o abandono.

Além disso, pode ser decretada a proibição da guarda. A Lei 14.064/2020, que ficou conhecida como Lei Sansão, aumentou as penas para maus-tratos a cães e gatos, incluindo o abandono.

Aumento da pena em caso de morte: se o abandono resultar na morte do animal, a pena pode ser aumentada em 1/3, segundo a legislação. Veja, abaixo, vídeo gravado no local:

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Verdade

28 de julho, 2025 | 16:30

“Se o zonoses de Ipatinga-MG trabalha-se, não tinha estes tipos de situação.”

Andreia

28 de julho, 2025 | 14:03

“Desumano...essa é a palavra que define pessoas que tem a coragem de abandonar qualquer tipo de animal. Se pega para criar tem que ter responsabilidade, é uma vida!!”

Valdemar

28 de julho, 2025 | 13:43

“Atençao Ministério Público, o pessoal abandona muitos animais nesta região. Digamos que lá é o "lixão" de animais.”

Rodrigo

28 de julho, 2025 | 12:28

“O homem é o lobo homem, e dos animais.”

Envie seu Comentário