
27 de julho, de 2025 | 09:15
Até junho, mais de 19 mil residências da região recebiam conta de água com desconto
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do AçoNa Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), até junho deste ano, 19.073 residências usufruíam do programa Tarifa Social da Copasa. As informações sobre as cidades de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso foram enviadas pela companhia à reportagem do Diário do Aço.
Em Ipatinga, o número de residências regularizadas no programa até o sexto mês do ano era de 9.640. Já em Timóteo, 2.713 imóveis também cumpriam os requisitos e estavam inscritos na Tarifa Social.
Em Coronel Fabriciano, 4.682 habitações estavam aptas a receberem o desconto. E em Santana do Paraíso, o número de casas ficou em 2.038.
O benefício, que concede a redução de até 50% no valor da tarifa da conta de água e esgoto, pode ajudar famílias que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), que recebem um salário mínimo mensal, pago pelo INSS, que um dos seus membros é uma Pessoa com Deficiência (PcD) ou idosos maiores de 65 anos sem outra forma de renda, e com renda per capita igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo.
Para receber o benefício da tarifa social, o cliente deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município para se inscrever ou atualizar o cadastro no CadÚnico, e assim obter o documento chamado Folha Resumo”. Se o cliente já recebe o BPC, ele deve separar também o seu cartão de beneficiário ou extrato de recebimento do benefício.
Em seguida, é necessário entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente e, além da Folha Resumo” ou comprovante do BPC, apresentar o CPF, RG e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa.
Depois disso, é só aguardar a análise da documentação no prazo informado no atendimento. Estando tudo certo, o benefício do desconto já será concedido na próxima conta. A solicitação de inclusão na tarifa social poderá ser feita por meio de um dos canais digitais de atendimento, no WeChat (pelo site da Copasa) ou no WhatsApp: (31) 99770-7000.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]