
21 de julho, de 2025 | 17:51
Homem é preso por agredir esposa e manter arma de fogo e ave silvestre em cativeiro em Ipaba
Divulgação Polícia Militar
Apreendida uma garrucha de fabricação artesanal e também encontrado um pássaro da fauna silvestre
Um homem de 51 anos foi preso em Ipaba, no bairro Bela Vista, após agredir a esposa e ser flagrado com uma arma de fogo de fabricação caseira e um pássaro da fauna silvestre mantido em cativeiro. A ocorrência foi registrada por volta das 9h, na rua Sebastião Lucindo de Andrade.
O autor compareceu voluntariamente à sede do 4º Pelotão da Polícia Militar alegando que sua esposa, de 49 anos, havia danificado seu veículo, um Fiat Palio azul. Segundo ele, a mulher teria quebrado os vidros traseiro e laterais do carro.
Ao se dirigirem à residência do casal, os militares constataram os danos relatados e ouviram a mulher. A vítima confirmou ter causado os estragos no veículo durante uma discussão com o marido. O desentendimento, segundo ela, começou porque o marido teria adquirido um pássaro silvestre da espécie azulão, o que ela desaprovava.
A mulher relatou ter sido agredida fisicamente pelo marido, sofrendo escoriações no braço direito. Ela também revelou que o homem possuía uma arma de fogo e frequentemente a ameaçava, inclusive efetuando disparos no quintal da residência.
Armar localizada escondida na residência
Após franqueada a entrada dos policiais na casa, foi localizada uma garrucha da fabricação caseira de calibre .22, cinco cartuchos intactos e um deflagrado. A arma e a munição estavam escondidas entre o muro do vizinho e o quintal da residência. O pássaro azulão também foi encontrado no local.
A vítima das agressões foi levada ao posto de saúde central de Ipaba, onde foi constatado o ferimento no braço e alteração da pressão arterial. Após atendimento, ela foi medicada e liberada.
A Polícia Militar Ambiental foi acionada e apreendeu o azulão, que foi encaminhado ao Centro de Biodiversidades da Usipa (CEBUS) para avaliação e possível reintegração à natureza. Um auto de infração ambiental, também foi lavrado e encaminhado ao Instituto Estadual de Florestas (IEF).
O acusado foi preso pelos crimes de lesão corporal no âmbito de violência doméstica e por posse ilegal de arma de fogo e munições, além de responder por crime ambiental pela manutenção ilegal do pássaro silvestre. Ele foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Ipaba.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Jota
21 de julho, 2025 | 21:36Não sei por qual crime ficará preso. Se é que ficará!”
Stop
21 de julho, 2025 | 20:16O valentão com sua Arma vai responder em liberdade
Já o azulão que nada fez ficou preso”