22 de julho, de 2025 | 06:00
Goleada do líder
Fernando Rocha
Mais uma importante e tranquila vitória do Cruzeiro, 4 x 0 sobre o Juventude, com direito a usar um time quase alternativo, sem quatro titulares poupados pelo técnico Leonardo Jardim.Deu tudo certo para a Raposa, tanto que um de seus reservas de luxo, Gabriel Barbosa, o Gabigol, balançou as redes duas vezes e levou ao delírio os mais de 50 mil cruzeirenses presentes no Mineirão.
O Cruzeiro lidera por méritos: 33 pontos ganhos, 10 vitórias, três empates e apenas duas derrotas e três pontos à frente do Flamengo, que tem um jogo a menos, após a 15ª rodada.
O Campeonato Brasileiro é uma competição de pontos corridos, portanto, exige acima de tudo regularidade e, por isso mesmo, se torna bastante traiçoeiro, sendo ainda muito cedo para projetar uma corrida pelo título, por mais que os resultados positivos tragam confiança ao torcedor celeste.
O mais importante é que faça a sua parte ao estilo bem mineiro de comer pelas beiradas, indo de jogo a jogo, com humildade, mirando o objetivo da vaga para a Libertadores, que foi traçado no início da disputa, para, em algum momento, se tornar de fato um favorito ao título.
Outro fracasso
O Atlético foi dominado e derrotado justamente pelo Palmeiras, 3 a 2, no Allianz Parque, a segunda derrota consecutiva no Brasileiro. Com isso, caiu uma posição na tabela e ocupa agora o 9º lugar, com 20 pontos, sem conseguir encostar no pelotão de frente.
O maior acionista da SAF, Rubens Menin, logo que assumiu o clube, chegou a prometer a contratação de cinco Hulks”. Se tivesse trazido ao menos mais um, certamente, o Galo não sofreria tanto neste momento.
Mesmo não estando na plenitude da sua forma, Hulk fez dois golaços e foi o único que se salvou na derrota para o alviverde paulista.
O time comandado por Cuca parecia cansado e foi dominando inteiramente pelo Palmeiras, tanto que só conseguiu acertar a meta palmeirense em três chutes, sendo dois deles nos arremates certeiros de Hulk.
FIM DE PAPO
Nos últimos três jogos do Atlético, o time comandado pelo técnico Cuca só conseguiu dar nove chutes a gol, sendo seis deles de Hulk, que marcou quatro gols. O Galo perdeu a competividade, não tem criação no meio de campo, a sua defesa é mal posicionada, é um time desarrumado e isso tem culpa do treinador. Quando jogava e honrava o manto alvinegro, Toninho Cerezo costumava dizer que sete carregam quatro, mas quatro não carregam sete”, ou seja, um time é composto por onze jogadores, e se os demais não fizerem a parte não vai adiantar ter craques na equipe, pois o futebol é um esporte coletivo.
Na entrevista pós-jogo, Leonardo Jardim fez questão de elogiar a torcida do Cruzeiro. Com 53 mil pessoas presentes fica mais fácil”, disse o português. É verdade, mas nada disso adiantaria se o time celeste não estivesse fazendo a sua parte, sendo agressivo, marcando pressão, empurrando o adversário para trás, encurralando no meio-campo, forçando erros adversários e roubando bolas ainda no seu ataque, seja contra quem for. Jardim consegue tirar deste elenco do Cruzeiro muito além do que se esperava, é um time que dá gosto ver jogar.
O Ipatinga não conseguiu vencer o eliminado Mamoré, em Patos de Minas, e vai ficar mais um ano ralando na segunda divisão do Campeonato Mineiro. Entendo as dificuldades enfrentadas pela atual SAF que comanda Tigre, pois não deve ser mesmo tarefa fácil administrar um clube falido e cheio de dívidas. Fica a lição para o ano que vem, pois se tivesse contratado ao menos dois jogadores com mais qualidade técnica, para o meio de campo e o ataque, o Tigre certamente subiria à 1ª divisão do ano que vem. O último lance da partida escancarou a deficiência técnica do time, após o atacante quadricolor, livre na pequena área, conseguiu cabecear em cima do goleiro e perder o gol lhe daria a vitória. Vida que segue.
José Maria Marin, ex-presidente da CBF, morreu em São Paulo, no último domingo, aos 93 anos de idade. Ele foi também político e serviu à ditadura militar nos anos 60/70. Ficou marcado à frente da CBF pelo envolvimento em corrupção, acusado de ter recebido mais de R$ 25 milhões em propinas, após investigação da Fifa que o baniu do futebol, em 2019. Por desconhecimento ou ignorância, na abertura da transmissão de Palmeiras x Atlético, o narrador do Premiere/Sportv, Odinei Edson, reclamou de não ter sido respeitado um minuto de silêncio em sua homenagem. A morte parece conferir um especialíssimo manto aos seus eleitos. Não há morto sem importância”. Nelson Rodrigues. (Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]