Pref Ipatinga Iptu 2025

19 de julho, de 2025 | 16:48

Jovem é morto a tiros durante velório da avó em Timóteo

Vítima afirmou que mataria uma pessoa e sacou, a princípio, uma réplica de arma de fogo

Wellington Fred + Reprodução
O homicídio ocorreu durante a celebração de um velórioO homicídio ocorreu durante a celebração de um velório
Um jovem de 19 anos, identificado inicialmente como Iury Santos Monteiro, foi morto a tiros na tarde deste sábado (19), no bairro Olaria, em Timóteo. No momento dos disparos ocorria uma cerimônia fúnebre da avó da vítima.

Conforme o Diário do Aço apurou no local dos fatos, o desfecho trágico da vida de Iury teve início após uma confusão familiar. A mãe do jovem, que estava no velório, foi retirada do local por um parente deles, e posteriormente, foi agredida por uma mulher, o que provocou a fúria do timoteense.

Uma testemunha que acompanhou a movimentação contou os momentos que antecederam os disparos contra o jovem. “Chegou um primo terceiro e puxou a mãe do Iury pelo braço e falou, ‘vem aqui que eu tenho que conversar um negócio com você’. Eles foram próximo a um barzinho, onde estava a mulher desse rapaz, e nisso ele falou que ia matar a mãe do Iury. Quem estava no local começou a separá-los", relatou à reportagem Diário do Aço.

Durante a confusão, Iury chegou ao local em um veículo, demonstrando agitação. Em seguida ele proferiu ameaças contra a agressora de sua mãe. A mulher correu para uma árvore próximo onde ocorria o funeral, sendo alcançada pelo jovem. "O Iury conseguiu pegar essa mulher que estava agredindo a mãe dele, só que ele tava com a airsoft, uma arma de brinquedo na mão, e ameaçou a matar a mulher", continuou a testemunha.

Divulgação
Réplica de arma utilizada por IuryRéplica de arma utilizada por Iury

O policial civil, conforme relatos, teria se apresentado como tal, e em uma distância de segurança, pediu para que Iury abaixasse a arma. Porém, o jovem se virou contra o agente de segurança. Neste momento, por acreditar que o revólver era verdadeiro, o policial efetuou disparos contra o torax de Iury.
>> Clique aqui e participe do canal de notícias do Diário do Aço no WhatsApp

>> Clique aqui e fique por dentro das notícias no Instagram oficial do Diário do Aço

Yuri chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal de Timóteo, no bairro Timirim, porém, ele não resistiu aos ferimentos e teve o quadro evoluído para óbito na unidade hospitalar.

Conforme nota da PCMG enviada ao Diário do Aço, "após oitiva das testemunhas, da vítima e do autor dos disparos, a autoridade policial, responsável pela lavratura do procedimento investigativo, decidiu pela liberação do conduzido, haja vista a presença dos elementos indicativos da legítima defesa de terceiro".

A PCMG esclarece que as investigações continuam, com o objetivo de apurar, de forma rigorosa, todas as circunstâncias do fato. Após conclusão, o inquérito policial será remetido ao Poder Judiciário e ao Ministério Público.

Iury estava no exterior
Conforme também apurou o Diário do Aço, Iury morava na Inglaterra até alguns meses atrás, após ganhar um prêmio por meio de uma rifa vendida por um influencer digital. Ele ganhou uma Land Rover Evoque, motocicleta e um Jet Ski, no entanto ele optou pelo dinheiro e comprou um Toyota Corolla. “Eu estava conversando com ele pela manhã cedo e ele estava explicando que não volta para a Inglaterra nunca mais, porque lá era um sofrimento danado”, revelou a testemunha.

Leia a nota da Polícia Civil
Em relação aos fatos ocorridos na tarde de ontem (19/7), no bairro Olaria II, em Timóteo, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que, assim que acionada, deslocou equipes de policiais e da perícia oficial para realizar a coleta dos elementos informativos necessários para a completa apuração do caso.

De acordo com os levantamentos preliminares, um policial civil, que estava de folga, presenciou um homem apontando uma arma de fogo contra uma mulher e proferindo diversas ameaças de morte. Diante da recusa do agressor de atender os comandos de rendição e do perigo iminente à vida da mulher, o policial civil efetuou disparos de arma de fogo contra o infrator e, ato contínuo, acionou o serviço de atendimento médico de urgência e a Polícia Militar. O homem foi socorrido, mas faleceu no hospital.

O policial civil permaneceu no local e, diante da chegada da autoridade policial, apresentou-se de forma espontânea, entregando a arma de fogo da corporação utilizada na ocorrência, a qual foi prontamente arrecadada e submetida à perícia. Ainda no local, foi arrecadada a arma utilizada pelo infrator, verificando se tratar de uma arma de airsoft.

Na delegacia, após oitiva das testemunhas, da vítima e do autor dos disparos, a autoridade policial, responsável pela lavratura do procedimento investigativo, decidiu pela liberação do conduzido, haja vista a presença dos elementos indicativos da legítima defesa de terceiro.

A PCMG esclarece que as investigações continuam, com o objetivo de apurar, de forma rigorosa, todas as circunstâncias do fato. Após conclusão, o inquérito policial será remetido ao Poder Judiciário e ao Ministério Público

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Backmam

20 de julho, 2025 | 07:57

“Armado com uma réplica no velório da avó? Tava doido da cabeça,coitado. Não respeitou nem o velório da avó. Infelizmente o ser humano às vezes tem umas atitudes incabíveis.”

Tião

20 de julho, 2025 | 04:50

“Esse mundo tá perto de acabar.Meus sentimentos aos familiares!”

Armelia

20 de julho, 2025 | 00:25

“Parabéns ao policial civil por se identificar antes e agir em legítima defesa”

Matar Com Airsoft

20 de julho, 2025 | 00:24

“Matar com Airsoft?”

Justiça

19 de julho, 2025 | 23:58

“O cara queria é morrer mesmo, com arma de brinquedo, e ainda procurando problemas. Chek martes.. agora é legitima defesa...se eram minha mãe, eu procurava ô poder Judiciario..para resolver está situação...”

Olaria

19 de julho, 2025 | 22:31

“LOGO NO BAIRRO?!?”

Parabéns ao Policial Civil

19 de julho, 2025 | 19:20

“Parabéns ao cívil, sempre tem um mais bravo”

Verdade

19 de julho, 2025 | 18:52

“Se na Inglaterra é sofrimento, no Brasil é o purgatório.”

Jusivaldo

19 de julho, 2025 | 18:51

“Sobre O Final aí Ele foi Mentiroso , Ele Me falou aqui Tava pra Voltar semana Que vem Pra Inglaterra”

Verdade Nua e Crua

19 de julho, 2025 | 17:53

“Credo, coisa de filme? foi-se o tempo que Timóteo era a melhor cidade em qualidade de vida pra se viver na região”

Anônimo

19 de julho, 2025 | 17:43

“Parabéns ao policial, que não pensou duas vezes e cumpriu seu papel. Defender a sociedade. Quem procura acha é não perde tempo. Tem que dar uma medalha para o policial.

Parabéns.”

Tião Marreta

19 de julho, 2025 | 17:00

“Parabéns ao Polícial Civil que não exitou em cumprir com seu dever. No calor do momento não dar para discernir o que é real ou réplica. A tese de legítima defesa deve ser acatada pela autoridade Policial com certeza.
Lembrando que : O Código Penal brasileiro, no artigo 23, estabelece quatro excludentes de ilicitude: estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento do dever legal e exercício regular de direito.”

Billy The Kid

19 de julho, 2025 | 16:59

“Creio que nesse angu ainda tem muito caroço hein”

Envie seu Comentário