19 de julho, de 2025 | 08:00

Mecânico aponta principais problemas em viagens com carros sem revisão

Bruna Lage
Ao revisar o veículo, condutor garante mais segurança para trafegar Ao revisar o veículo, condutor garante mais segurança para trafegar

Por Bruna Lage - Repórter Diário do Aço
As férias escolares de julho aumentam o fluxo nas estradas, assim como o número de acidentes por falta de cuidados básicos. Para garantir viagens mais seguras, é importante conferir todos os detalhes. O mecânico Carlos Oliveira, de Santana do Paraíso, reforça a necessidade de revisar o veículo para chegar ao destino com segurança.

Carlos explica que é necessário verificar todos os componentes do carro, principalmente a parte de óleo, freio e suspensão, que são itens importantes. “E na revisão, verificamos todos esses itens, fora os outros detalhes que podem ajudar o carro a rodar mais suavemente. E pra fazer uma revisão completa, com calma, pedimos que o proprietário leve o veículo com certa antecedência, 10 ou 15 dias antes, para termos prazo de corrigir algo, verificar se vai ter mais alguma coisa pra resolver”, salienta.

O mecânico aponta que, quando o veículo é levado de última hora, algum ruído ou ajustes podem não ser percebidos. “Talvez, próximo ao dia da viagem, apareça alguma coisinha no carro, já aconteceu com a gente aqui. De fazer a revisão normal, completa no carro, mas o cara costuma andar muito e surge um batido, é normal, mas pode ser corrigido, desde que tenhamos prazo”, reforça.

Principais problemas
Questionado sobre os principais problemas que acontecem na estrada, Carlos detalha que a parte de funcionamento pode deixar o condutor “na mão” e menciona a bomba de combustível ou o motor parar de funcionar. “O que normalmente pode ser uma bobina, um sensor de rotação que faz parte do funcionamento, uma coisa também que pode dar dor de cabeça na estrada é o carro ficar funcionando com três cilindros, ficando fraco e dificultar o restante da viagem”, elenca.

Cuidados
O profissional acrescenta que o condutor deve ficar atento ao painel, onde são sinalizados possíveis problemas por meio das luzes. “Os ponteiros indicam temperatura, é bom ver se não vai acender alguma luz de óleo, bateria, essas coisas. Um detalhe importante é conferir o nível do óleo e da água, por mais que o mecânico tenha feito a revisão, é bom verificar antes de sair e poder pegar a estrada mais tranquilo”, conclui.

Planejamento
Para garantir viagens mais seguras, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) reforça as orientações aos motoristas e destaca os avanços na infraestrutura viária promovidos pelo Governo de Minas. A principal orientação do DER-MG é com o planejamento da viagem. Traçar rotas, avaliar os trajetos e planejar pontos de parada para descanso são apenas algumas das atitudes que podem garantir uma viagem tranquila e segura.

Para ajudar nessa tarefa, a autarquia dispõe de uma ferramenta de consulta sobre as condições da malha rodoviária sob responsabilidade do Estado. O Sistema de Mapeamento e Monitoramento das ocorrências nas rodovias ajuda a tornar as viagens mais seguras. Por meio de um mapa, antes de começar a viagem, o motorista pode verificar o tipo de ocorrência registrada em determinado ponto do trajeto e visualizar as fotos daquele local. Mais informações estão disponíveis no site do DER-MG.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jorge Pinto da Silva

25 de julho, 2025 | 19:28

“tenho uma renault duster ,nada a reclamar sempre mantenho a manutenção em dia .”

Jacob

24 de julho, 2025 | 11:15

“Você anda com o carro diariamente e quando vai viajar que lembra da revisão? Se fosse pra estourar qualquer bomba no carro seria diariamente quando ele é mais forçado do que na BR!

Esse mecânico entrevistado deixou foi os outros mecânicos felizes, em dar mais clientela e o dinheiro do seu bolso pra eles.

Pra quem disse que carro francês não terá problema kkkkkkk ( vai se tratar poha ), Pegeout vive na Oficina e o visual dele é copiando os outros que fazem sucesso ou seja nem marca tem mais. Citroen além de ser carro de Tchola e que as mulheres gostam, se prepare pra bater e morrer ( nota 0 estrelas em qualquer teste de colisão), eu n daria pra minha namorada um Citroen nem se fosse prêmio, prefiro ela viva, Renaut é o único sobrevivente, mas tem vários carros e marcas BEM melhores que essas bomba aí.”

Robson Soares

23 de julho, 2025 | 15:30

“Sobre a crítica feita à Renault , tenho um Logan comprado de uma locadora com 27 k e hoje já passei dos 200k e nada a reclamar . Revisões feitas e custo acessível !”

Oliveira

23 de julho, 2025 | 10:52

“Hoje em dia é difícil achar mecânico bom,honesto são raros,se for atrás da autorizada esqueça por conta da garantia ou fora dela os mecânicos são tão treinados na fábrica que propõe orçamentos astronômicos como condena peças sem necessidade tudo isso por falta de um bom diagnóstico que sabem tanto fazer que o cliente deixa o veículo na autorizada,o mesmo fica muitos dias,eles fingem que consertam mas nada fazem,consertam tanto que o veículo sai com o mesmo problema,e quando a pessoa leva numa outra oficina,o problema era até uma peça quebrada ou um chicote danificado e eles condenam tudo,o certo é cada um aprender um pouco de mecânica,comprar as ferramentas e consertar seu próprio veículo,nem todos podem pagar um diagnóstico,então,cada um conserte seu veículo,outra coisa,qualquer marca se o dono do veículo não puder consertar vira uma bomba,e os carros de hoje em dia são diferentes de antigamente em que se dava um jeitinho e não dava em nada,rodava normalmente,hoje isso não vale mais,ficou no passado e não pode ser mais feito nos carros atuais por que os carros atuais não suportam "jeitinho",por causa da eletrônica e mecânica avançada.”

Maizena

19 de julho, 2025 | 21:54

“Só comprar carro francês que nunca mais terão problemas com mecânica. Exemplos: Peugeot, Citroën e Renault.
Pode confiar.”

Carlos Eduardo

19 de julho, 2025 | 13:19

“Muito importante fazer as revisões, eu sou cliente do Alfredo a mais de 20 anos. Nada a reclamar.”

Leo

19 de julho, 2025 | 12:17

“Vd.ta raro achar algum q queira realmente resolver teu problema”

Analista

19 de julho, 2025 | 09:17

“Foi se a época que tinha mecânico bom hoje em dia tá difícil achar um bom mecânico que realmente resolva problema do seu carro maioria só querem se dar bem e trocar peças quando vai ver o problema era simples de resolver e você gastou 4.000 trocando peças que não tinha nada a ver com problema.”

???

19 de julho, 2025 | 08:49

“MECÂNICOS NÃO QUEREM RESOLVER SEU PROBLEMA ,ELES QUEREM SEU DINHEIRO!”

Envie seu Comentário