18 de julho, de 2025 | 14:00
Vereadores aprovam projetos sobre atividades culturais e religiosas nas escolas
Divulgação
Os vereadores de Timóteo aprovaram três projetos de lei que dispõem sobre a realização de atividades culturais e religiosas nas escolas de Timóteo

Em reunião ordinária nesta quinta-feira (17), os vereadores de Timóteo aprovaram três projetos de lei que dispõem sobre a realização de atividades culturais e religiosas nas escolas de Timóteo. Duas das três matérias foram sobre atividades religiosas, como o Projeto de Lei nº 4.660, que inclui a leitura da Bíblia Sagrada nas escolas públicas e particulares, como recurso paradidático para a disseminação cultural, histórica, geográfica e arqueológica de seu conteúdo. As informações foram divulgadas pela Casa Legislativa.
Segundo o autor da matéria, vereador Marcus Fernandes, a Bíblia é, além de um livro cristão, um livro rico em história, cultura, filosofia, arqueologia e ensinamentos de muito valor e traz narrativas que estimulam a imaginação, promovem a reflexão sobre questões humanas universais e incentivam o pensamento crítico. A Bíblia é também uma obra que faz parte da história e da cultura de muitas sociedades, contribuindo para uma compreensão mais ampla do mundo e das diferentes tradições religiosas.
Pela proposta, seu uso será feito de forma sensível e contextualizada, sempre respeitando as diferentes crenças e opiniões dos estudantes. Marcus ressaltou que a Câmara de Belo Horizonte já aprovou um projeto semelhante.
Outra matéria aprovada sobre religiosidade foi o PL nº 4.671, que assegura a participação inteiramente voluntária e espontânea de estudantes em práticas religiosas, garantindo-se o pleno exercício da liberdade de consciência e de crença, em instituições públicas e privadas de ensino de Timóteo. De autoria do vereador Omar Onraca, o PL busca equilibrar o direito individual de expressão religiosa com o funcionamento harmônico das atividades acadêmicas, estabelecendo critérios que evitem prejuízos ao ensino.
Segurança Alimentar
De autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei nº 4.678, que institui a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PMSAN) e organiza o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, de Timóteo. De acordo com a justificativa do projeto, a iniciativa responde a uma realidade preocupante: o persistente quadro de insegurança alimentar que afeta centenas de famílias no município e compromete, de forma direta, sua dignidade, sua saúde e suas possibilidades de desenvolvimento.
O projeto de lei visa a criação de um marco normativo que estrutura de forma permanente a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, estabelecendo princípios, diretrizes e objetivos que permitem ao município atuar de maneira planejada, integrada e intersetorial no enfrentamento da fome.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gildázio Garcia Vitor
18 de julho, 2025 | 14:51Os graves problemas, que a Educação básica pública enfrenta, não devem ser do conhecimento dos nobres Edis.
Por que a Bíblia? Podia ser a Torá, o Alcorão, a Bhagavad Gita-dá até saudades do Raulzito-, o Tao Te Ching e os textos sagrados dos nossos primitivos, denominados "Mitos de Fundação".”