PREF BELO ORIENTE FESTIVAL 728X90

18 de julho, de 2025 | 14:00

Obras de revitalização no Bom Retiro devem ser concluídas em novembro

Divulgação
Revitalização avança com calçadas acessíveis, paisagismo, nova sinalização e regramento para ocupação comercialRevitalização avança com calçadas acessíveis, paisagismo, nova sinalização e regramento para ocupação comercial



O bairro Bom Retiro, em Ipatinga, passa por obras de revitalização. A iniciativa, fruto de um acordo judicial com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o governo municipal, tem como objetivo reorganizar o espaço urbano, ampliar a acessibilidade, preservar áreas verdes e estimular a atividade comercial com base em critérios técnicos e legais.

A primeira etapa do projeto foi a retirada de estruturas irregulares em áreas públicas, dia 15 de julho, com o apoio de cerca de 150 profissionais. Os comerciantes foram previamente notificados e tiveram mais de 40 dias para se adequar, ressalta o Executivo.

Atualmente, as equipes estão retirando o piso antigo para a implantação de calçadas mais largas e acessíveis, passeios para pedestres, faixas verdes com paisagismo, nova sinalização viária e adequações nas áreas de circulação. O projeto, elaborado pela Secretaria de Obras Públicas, vai garantir o uso democrático dos espaços, promovendo convivência, mobilidade segura e mais qualidade de vida.

As intervenções contemplam trechos das ruas Tomé de Souza, Dom Manoel, da avenida Fernando de Noronha e da avenida Pero Vaz de Caminha. A obra será executada em etapas e tem conclusão prevista para a segunda quinzena de novembro. O investimento é de cerca de R$ 2,8 milhões, com recursos do município.

Transformação
A população vai contar com um ambiente urbano mais organizado e acolhedor, garante o governo. As novas calçadas facilitarão a locomoção de pessoas com deficiência, idosos e famílias com carrinhos de bebê, além de oferecerem mais segurança para quem anda a pé ou de bicicleta. As áreas verdes contribuirão para o conforto térmico, a beleza do local e a sustentabilidade do bairro.

Um dos destaques da intervenção é o novo regramento para uso comercial dos passeios. Os estabelecimentos poderão utilizar até quatro metros das calçadas para exposição de produtos ou atendimento ao público, desde que respeitadas as exigências de acessibilidade pactuadas com o MPMG. A medida busca equilibrar o funcionamento do comércio com o direito de ir e vir dos pedestres.

Segundo o prefeito Gustavo Nunes (PL), trata-se de uma transformação urbana necessária. “Estamos executando um projeto importante, que exige mudanças, mas que vai gerar benefícios permanentes para toda a população”, afirmou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário