17 de julho, de 2025 | 16:20

Contenção de obras desaba, danifica muros e interdita restaurante no Cidade Nobre

Divulgação
Mais de 10 pilares de sustentação cederam, comprometendo a edificação vizinhaMais de 10 pilares de sustentação cederam, comprometendo a edificação vizinha
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
O desabamento de uma contenção em uma construção situada na avenida Monteiro Lobato, no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga, causou transtornos ao proprietário de um restaurante ao lado. Na manhã desta quinta-feira (17), o muro de arrimo cedeu durante uma escavação, fazendo com que o muro que divide os terrenos caísse. Não houve registro de feridos.

Segundo apurou o Diário do Aço, a intervenção atual consiste em uma escavação de aproximadamente sete metros de profundidade, onde ficarão dois níveis de estacionamento subterrâneo em um edifício comercial de outros oito andares a partir do nível da rua.

Conforme o Corpo de Bombeiros, que compareceu ao local, a escavação impactou a base de fundação da edificação do restaurante, causando o colapso estrutural da parte confrontante com a obra, e comprometendo todo o restante da edificação. Um imóvel em que funciona uma empresa de estética automotiva, também vizinho da obra, mas que por sua vez, fica na rua Pedro II, teve seu muro de divisa com uma fissura horizontal em toda sua extensão. Os danos não puderam ser avaliados devido ao risco estrutural do restaurante.

Diante disso, o restaurante foi interditado e deve ser liberado apenas após obras de melhoria no local. Já no outro ponto de comércio, a interdição é temporária, devido à movimentação de máquinas que podem provocar danos à estrutura.

Construtora
A obra é conduzida pela Rocha Construtora, do proprietário Wesley Alves da Rocha. Ele compareceu ao imóvel para certificar-se do ocorrido e comprometeu-se a fornecer o suporte necessário aos vizinhos para mitigar o impacto. O primeiro passo deve ser justamente fazer o reparo e reestruturação do muro cedido para que os estabelecimentos vizinhos atingidos possam voltar a suas atividades.

Ainda de acordo com Wesley Alves da Rocha, a obra não foi embargada porque não corre risco. “Já estamos limpando tudo aqui para hoje mesmo continuarmos a obra e refazer o muro”, afirmou em entrevista ao Diário do Aço.

“Foi um acidente que desceu um muro de arrimo, que foi feito totalmente de acordo com os projetos aprovado pela prefeitura. Nossa empresa tem quase 20 anos aqui e nunca teve acidentes assim, mas graças a Deus não aconteceu nada com ninguém. O restaurante foi uma parede que desceu, mas nada além disso. No final das contas, os danos maiores foram materiais para a minha empresa”, declarou o proprietário da empresa do setor de construção.

Reincidência
Fontes do Diário do Aço informaram que a mesma construtora esteve envolvida em um episódio similar, também no bairro Cidade Nobre, em 2023. Na ocasião, foi feita uma demolição de antigas casas de números 100 e 110, seguida de uma profunda escavação para futura garagem de um prédio de 20 andares e de trabalho de bate-estaca que resultou na queda do muro do prédio vizinho, de número 90, na rua William Saliba.

À época, a situação gerou preocupação também pelo fato de a Defesa Civil ter constatado rachaduras na parte dos fundos do referido prédio, o que resultou na recomendação da interdição da área da edificação.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário