DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

16 de julho, de 2025 | 17:29

Professores da rede estadual podem se inscrever em cursos gratuitos sobre uso da IA

Gil Leonardi/Imprensa MG
Capacitações on-line e com certificado vão ajudar educadores a elaborar e revisar itens avaliativos com apoio da inteligência artificial; inscrições vão até o próximo domingo Capacitações on-line e com certificado vão ajudar educadores a elaborar e revisar itens avaliativos com apoio da inteligência artificial; inscrições vão até o próximo domingo
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) abriu inscrições para dois cursos gratuitos e on-line voltados à formação de professores da rede estadual no uso da inteligência artificial (IA) na elaboração de itens de avaliação. As capacitações têm como foco o uso pedagógico e responsável da IA no processo de ensino-aprendizagem. Mais informações no site.

Desenvolvidos pela equipe técnica da Superintendência de Avaliação Educacional (SAE), os cursos foram planejados a partir de demandas identificadas na rede estadual e das experiências anteriores em formação docente. A proposta é apoiar educadores e gestores na criação, revisão e análise de itens avaliativos com qualidade técnica e rigor pedagógico.

“Essa é uma boa oportunidade para entendermos como fazer bons itens para as avaliações e também como utilizarmos a inteligência artificial de forma ética e eficiente como ferramenta pedagógica”, afirma a diretora de Avaliações dos Sistemas Educacionais da SEE/MG, Daniella Silva.

Cada curso tem carga horária de 2 horas e será ofertado pela Plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG, com emissão de certificado. As inscrições vão até o dia 20/7, e as vagas são limitadas a 5 mil participantes por turma. As aulas acontecerão entre os dias 21/7 e 5/8.

Opções de formação
As capacitações estão organizadas em dois formatos, de acordo com o perfil dos educadores. A primeira é aberta a todos os professores da rede estadual. Já a segunda é destinada exclusivamente aos educadores vinculados à Banca Permanente de Avaliação, além de gestores e profissionais que atuam com avaliação na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Curso Geral de Elaboração de Itens com Uso de Inteligência Artificial (IA) é voltado a todos os professores da rede e aborda diferentes tipos de itens avaliativos, seus elementos estruturais, critérios técnicos de elaboração e revisão, além do uso consciente da IA como ferramenta de apoio.

Já o Curso de Elaboração de Itens com Uso de Inteligência Artificial (IA) – Banca Permanente é exclusivo para professores que já integram a Banca Permanente, bem como para gestores e educadores que atuam com a EJA. Embora o conteúdo técnico seja equivalente ao curso geral, essa versão oferece abordagens adaptadas às especificidades da modalidade. (Agência Minas)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário