16 de julho, de 2025 | 14:49
Músico ipatinguense abre centro cultural no bairro Iguaçu e convida população a conhecer
Isabelly Quintão
O sonho teve início quando Marcelo recebeu uma doação de livros do Centro Cultural Usiminas

Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
O Epicentro” é o novo Centro Cultural de Ipatinga, situado na rua Topázio, número 230, no bairro Iguaçu, próximo aos Correios. O espaço reúne leitura, música, cinema, plantio, gastronomia e restauração de antiguidades. Também funciona como um centro de informação turística. O criador e músico, Marcelo Assis, conhecido como Telo”, concedeu entrevista à reportagem do Diário do Aço.
Marcelo detalhou ao jornal que as pessoas que quiserem participar da casa de cultura podem se integrar como colaborador voluntário ou somente frequentador. Se quiser fazer uma horta, terá um espaço para isso. Também há aula de músicas, que, por enquanto, dou aula de violão até o nível médio. Há outros professores chegando, com outros instrumentos. Dentre várias outras coisas”, afirmou.
Telo contou que o sonho começou a virar realidade quando recebeu doação de um acervo de livros de uma amiga que atuava no Centro Cultural Usiminas.
A casa não foi alugada com essa finalidade. Aconteceu acidentalmente. Logo após o acervo de livros, surgiu o cinema. Não sou da área, mas sou um apreciador. Ganhei um projetor e as pessoas começaram a se reunir para assistirem. E aí, as plantas começaram a vir também. Já a gastronomia nós já tínhamos, sempre fizemos eventos”, relatou.
Na casa, itens que geralmente são encontrados nos lixos ou rua afora são restaurados. Tenho um amigo que chama isso de economia circular. Reciclamos e a coisa continua tendo vida. Assim, além de você tirar um lixo de circulação, você coloca aquele objeto para continuar”, detalhou o fundador do local.
Apoio
Ele também alegou que precisa de pessoas envolvidas no projeto para pedir apoio formal à Prefeitura de Ipatinga, empresários e envolvidos no meio cultural. Antes de buscar o recurso, quero que aqui tenha vida, e para ter vida tem que ter gente. As pessoas podem vir aqui, frequentar e acompanhar a programação. A casa comporta de 40 a 50 pessoas”, explicou.
Dia de Minas
No Dia de Minas Gerais, comemorado no dia 16 de julho, ocorre um evento no Epicentro. O músico afirmou que o evento será em conjunto a feira do bairro.
Eu adoro a bandeira de Minas, a gastronomia, a música. Gosto muito de ser mineiro. Teremos café da manhã e almoço com comidas típicas mineiras. Queremos levar a exibição de um documentário ou filme referente ao tema. Também tenho muitos livros que falam sobre a região. Será um dia de muito bate-papo e música ao vivo”, finalizou.
Temporariamente, Marcelo usa seu Instagram pessoal (@marceloteloassis) para divulgar as programações do Epicentro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Jéssica Lima
16 de julho, 2025 | 21:18Que lindo projeto Marcelo. É sempre muito bom ver que ainda existem pessoas que fomentam a cultura e educação de forma simples e acessível .”
Antônio Nahas Junior
16 de julho, 2025 | 18:15Parabéns pela iniciativa! Vou virar colaborador.”
Priscila Alvarenga
16 de julho, 2025 | 16:37Parabéns pela iniciativa, vale do aço tem uma veia cultural muito forte.”
Gildázio Garcia Vitor
16 de julho, 2025 | 16:37Que coisa maravilhosa! Parabéns garoto! É sempre muito importante, para as pessoas e para a cidade, a criação de espaços culturais alternativos, plurais e inclusivos.
Espero que as instituições públicas e os empresários deem lhe apoio nesta empreitada tão necessária para i desenvolvimento cultural da nossa cidade.
Aí Sávio Tarso, um excelente espaço para os seus geniais documentários, com destaque para "O Trem do Vale", o que eu mais gosto.”
Marcio Dj
16 de julho, 2025 | 16:31Parabéns pela iniciativa...”
Jose Perreira de Castro Silva Andrade Correia
16 de julho, 2025 | 16:13Excelente parabens”
Eloiza de Fatima Souza Dalla Vecchia
16 de julho, 2025 | 15:29Que bacana Marcelo, parabéns!
Temos um trabalho bacana aqui no Instituto Humanizar e fiquei entusiasmada com seu trabalho no Bairro Iguaçu.
Que Deus continue te abençoando e abençoando todas as suas iniciativas em prol da comunidade. Abraços!”
Intelectual
16 de julho, 2025 | 15:26Parabéns Marcelo acho que nosso vale do aço tem que resgatar isso a cultura floresce a alma e dignifica a vida parabéns pelo projeto irei visitar em breve.”