15 de julho, de 2025 | 17:30
Coronel Fabriciano intensifica cirurgias de catarata e avança na redução da fila de espera
Nesta quinta-feira (17), 65 cirurgias de catarata serão realizadas no Centro de Especialidades Médicas, localizado no bairro Sylvio Pereira II, em Coronel Fabriciano. A iniciativa visa reduzir significativamente a fila de espera pelo procedimento no município, informa o governo.
Nesta etapa, 65 fabricianenses serão contemplados com a cirurgia de catarata. Com os procedimentos desta quinta, o número de procedimentos realizados em 2025 sobe para 129, reforçando o compromisso da gestão com a oferta contínua de cirurgias eletivas e o atendimento humanizado.
Para o secretário de governança da saúde, Ricardo Cacau, a estratégia adotada pela gestão tem priorizado a regularidade no atendimento ao invés de ações pontuais. O mais importante é que demonstramos a continuidade assistencial das cirurgias de catarata na nossa cidade. Deixamos de fazer mutirões para realizar cirurgias mensais. Isso traz qualidade na assistência e melhor acolhimento para a nossa população”, detalha.
O que é catarata
A catarata é uma doença ocular caracterizada pela opacificação do cristalino, o que compromete a visão. A condição é mais comum com o envelhecimento, mas também pode ter origem congênita ou ser causada por fatores como exposição excessiva ao sol sem proteção adequada.
Principais sintomas incluem: Visão nublada; Sensibilidade à luz e necessidade de maior iluminação para ler; A visão noturna torna-se mais fraca e as cores tornam-se amareladas.
O tratamento é cirúrgico e consiste na substituição do cristalino opaco por uma lente intraocular. A recuperação é rápida e o paciente está liberado para retomar suas atividades normais em apenas uma semana.
Como acessar o serviço
A porta de entrada para as especialidades é a Unidade Básica de Referência. Através dela, o usuário é encaminhado para avaliação com o oftalmologista e, se indicado, para a cirurgia.
As UBSs de Coronel Fabriciano funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]