
16 de julho, de 2025 | 08:15
Ponte sobre o ribeirão Ipanema em Ipatinga requer reparos
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoA ponte sobre o ribeirão Ipanema, na BR-458, no Km 144,37, em Ipatinga, foi classificada com nota técnica 2 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O campo de intervenção da ponte está assinalado com as classificações manutenção” e reabilitação”, e sua condição de estabilidade é descrita como sofrível”, conforme consta no Manual de Fiscalização de Pontes da própria autarquia.
A informação consta em base de dados atualizada em 11 de junho e enviada, após solicitação por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), à organização Fiquem Sabendo, especializada em transparência pública.
Ainda de acordo com o Manual de Fiscalização de Pontes, a nota 2 indica que há danos que geram significativa insuficiência estrutural”, embora não haja, aparentemente, risco iminente de colapso.
O relatório ainda recomenda que a recuperação da estrutura ocorra em curto prazo, geralmente com reforço, e alerta que o adiamento da intervenção pode levar a estrutura a um estado crítico, comprometendo sua vida útil.
Em nota enviada ao Diário do Aço, o Dnit informou que a última inspeção foi feita em 2020, quando a nota foi atribuída. Segundo a autarquia, a estrutura é monitorada constantemente por meio de contratos com empresas supervisoras. A ponte não aparenta risco estrutural”, afirmou o órgão. A manutenção está prevista dentro do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (Proarte), com 36,21% dos serviços já executados.
Ponte metálica
A planilha divulgada pelo Dnit inclui informações sobre 6,1 mil pontes federais, conhecidas tecnicamente como Obras de Arte Especiais (OAEs). Os dados abrangem notas técnicas, condições de estabilidade, tipo de intervenção recomendada, localização e rodovia de cada estrutura.
Entre as pontes avaliadas, está também a Ponte Metálica sobre o rio Doce, entre Santana do Paraíso e Caratinga, também na BR-458. Nesse caso, a estrutura recebeu nota técnica 4, indicando que há alguns danos, mas sem comprometimento estrutural. O Dnit descreve a condição de estabilidade como boa”, e não recomenda ação corretiva além de serviços rotineiros de manutenção.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Anônimo
16 de julho, 2025 | 11:01Bacana, nota 2 pelo DNIT.
Ao invés de se antecipar a um possível acidente com a ponte, iremos esperar. Vamos esperar a ponte sofrer algum dano e cair com uma família. Aí depois vamos ver que fazemos. Espero que não seja eu e ninguém da minha família.
Mas que o órgão responsável possa agir o quanto antes, não podemos esperar o pior para poder agir.
Está de "parabéns" o DNIT.
Vamos aguarda as cenas do próximo capítulo..”