
14 de julho, de 2025 | 09:41
Morre o ex-presidente da Usiminas, Sergio Leite de Andrade
Divulgação /Usiminas
Sergio Leite integrou quadros da Usiminas durante mais de 45 anos e foi presidente-executivo da empresa entre 2016 e 2022

Morreu nesta segunda-feira (14) o ex-presidente da Usiminas, Sergio Leite de Andrade, aos 71 anos. A família confirmou que o velório e o sepultamento do engenheiro serão no Cemitério Bosque da Esperança, no bairro Jaqueline, em Belo Horizonte. A cerimônia fúnebre está agendada para as 12h de terça-feira (15). O sepultamento ocorrerá às 16h.
Conforme noticiado mais cedo pelo Diário do Aço, Sergio Leite estava em uma sua residência, um apartamento em um condomínio, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e foi encontrado sem vida no começo da manhã.
Formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sergio Leite foi escolhido presidente da Usiminas em 2016,conforme divulgado pelo Diário do Aço na época. Em 19 de maio de 2022, deixou o cargo de presidente da empresa e foi para o Conselho de Administração da companhia.
Leite também atuou no Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e no Conselho de Administração da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM).
O engenheiro atuou por cerca de 50 anos anos na Usiminas. Ao longo de sua carreira na empresa, o engenheiro ocupou mais de uma dezena de cargos executivos na siderúrgica ipatinguense.
Sergio Leite também também tinha forte ligação com Ipatinga. A ex-esposa, com quem teve um casal de filhos, reside em Ipatinga. Os filhos são, Maitê (médica em Belo Horizonte) e Sergio Leite Filho (administrador e consultor empresarial com atuação, inclusive, em Ipatinga).
Em uma recente entrevista, quando perguntado sobre a Usiminas em sua vida, o executivo resumiu da seguinte forma: A Usiminas é uma empresa icônica, de mais de 60 anos. Trabalhei e continuo trabalhando na companhia em que tive todas as oportunidades da minha vida e onde construí minha carreira técnica e executiva e onde a base de tudo são as pessoas”, concluiu.
Nota da Usiminas
Por meio de nota, a Usiminas informou que Sergio Leite era, atualmente, vice-presidente de Assuntos Estratégicos da companhia. "Muito relevante sua trajetória institucional, atualmente era presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e membro do Conselho Estratégico da Fiemg, sendo reconhecido por sua atuação ética, respeitosa e por sua visão estratégica", afirma a nota.O presidente da Usiminas Marcelo Chara, que trabalhou com Sergio desde 2012, declarou por meio da nota divulgada no fim da manhã desta segunda-feira, que Sergio deixa um legado de compromisso, competência e uma total dedicação às pessoas da Usiminas e às comunidades onde atuou, começando por Ipatinga, em Minas Gerais. Agradeço imensamente por tudo que aprendi com ele”, concluiu.
Autoridades políticas lamentam a perda
Já o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), em uma postagem nas mídias sociais, apontou que Sergio Leite era uma das "maiores lideranças da história da Usiminas e referência nacional no setor do aço. Ele marcou gerações com sua visão estratégica e conduziu a empresa a resultados históricos, ajudando a impulsionar Ipatinga e a economia de toda a região. Seu nome é parte inseparável da trajetória da nossa cidade".O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, publicou que Sergio era um homem do bem que construiu grandes relações, nome importante da indústria e da siderurgia em nosso Vale do Aço, Minas e no Brasil. Meus sentimentos à família e amigos. Que Deus conforte a todos”.

Amigos despedem-se do engenheiro e relembram feitos
Sob comoção, amigos de Sergio Leite prestaram suas homenagens em entrevista ao Diário do Aço. José Osmir foi presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e atuou na Secretaria de Assistência Social da prefeitura. Nós nos encontrávamos sempre. Também convivemos no Rotary Club. Ele tinha um bom relacionamento com toda a cidade, era de muitos amigos. Foi uma pessoa muito dinâmica, gentil, boa de papo e dedicada ao trabalho. Tínhamos boas conversas”, relatou.Já Elísio Cacildo foi o primeiro presidente da Agência de Desenvolvimento de Ipatinga (ADI) devido à indicação do ex-presidente da Usiminas. Elísio se emocionou ao lembrar da indicação. A reunião para a criação da ADI ocorreu na casa dele, que morava no Castelo na época. Os diretores da Aciapi estavam todos presentes. Meu nome surgiu por meio disso. Nosso convívio começou quando ele foi trabalhar na Usiminas, na minha área de engenharia. Ele é o modelo dos engenheiros que passaram por lá, um dos maiores. Quem trabalhou na companhia por 40 anos, como eu, fica muito sentido com a perda”, afirmou.
O empresário Valter Oliveira o conheceu na década de 1970, quando trabalhou na Usiminas, e também relembrou da criação da agência. Éramos do time fantástico do doutor Rinaldo (Campos Soares, ex-presidente da Usiminas), com José Osmir, Sebastião Gonçalves e Amarildo Assis. Foi um grande amigo, frequentei a casa dele e tive convívio com os filhos. Era um cara polivalente. O Sergio foi e sempre será um destaque”, apontou.
O ex-presidente da Associação dos Técnicos Industriais em Ipatinga (ATII) e diretor da Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), Eli Monteiro, foi um parceiro do engenheiro no Centro de Pesquisas da Usiminas. Quando eu estava na presidência da associação dos técnicos, Leite me ajudou muito, dando ideias e apoio. Além de tudo, era meu amigo. Era uma pessoa muito dinâmica, extrovertida e inteligente. Vai deixar muitas saudades”, contou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Francismar Sousa
15 de julho, 2025 | 13:28Muito triste com essa lamentável perda. Trabalhamos no Departamento de Metalurgia na USIMINAS. Estivemos no Mestrado na UFMG em BH. Forças aos familiares e demais amigos e que as forças celestiais nos dê forças para suportar esse momento de dor profunda.”
Francisco Blanc de Freitas
14 de julho, 2025 | 20:05Trabalhei com o Sergio Leite e posso afirmar, que nesse período, aprendi muito, tanto na área profissional como em atividades sociais. Ele parte mas deixa um legado de realizações. Descanse me paz.”
José Dias Sobrinho
14 de julho, 2025 | 19:00Trabalhei no Sistema Usiminas e lá aposentei.
Sérgio Leite foi um um administrador de refinada qualidade. Caráter e ética faziam parte da sua vivência.
Hierarquicamente foi escalando degraus até o cargo máximo. Merecidamente.
Oxalá tivéssemos administradores públicos com as qualidades deste nobre Sérgio Leite.”
Jones
14 de julho, 2025 | 17:25Os bons morrem antes
A USIMINAS foi uma escola de vida para quem teve a sorte de fazer parte do seu quadro de colaboradores, e davam o próprio sangue para elevar o nome da empresa aos píncaros da glória da que se fazia uma empresa-cidadã.
Sérgio Leite foi um dos personagens que brilhou acima do nevoeiro e refletiu a própria luz nas poças d'água acumuladas nas noites sombrias da outrora punjante siderurgia brasileira.
Neste mimento, assistimos, consternados, a partida, antes do combinado, de um ser humano verdadeiramente admirável, que vestiu garbosamente figurino bacana do tecnocrata vitorioso e brilhante.
Vá em paz Sérgio Leite.”
Ricardo Luis Franco Fernandes
14 de julho, 2025 | 17:07Conheci Sérgio Leite em 1992 quando ainda era Coordenador Técnico da Aciaria, representando a USIMINAS no Grupo de Trabalho do IBS - Instituto Brasileiro de Siderurgia e eu representava a COSIPA (hoje Usina de Cubatão). Desenvolvemos uma amizade onde foi possível constatar o profissional de destaque, digno de todos os elogios aqui mencionados.
Que Deus o receba em seu reino de PAZ e LUZ, confortando os familiares e amigos neste momento da difícil separação física.
Sérgio, de onde você estiver, receba o meu abraço e descanse em paz.”
Antonio Ribeiro Barbosa
14 de julho, 2025 | 16:49Eu trabalhei na Usiminas não conheci Sérgio leite pessoalmente mais sempre acompanhei suas palavras mais com certeza foi um administrador super responsável descansa em paz”
Peão
14 de julho, 2025 | 16:43A usiminas é tudo, T, U, D, O.”
Paulo Angelo Carvalho de Souza
14 de julho, 2025 | 16:19O mercado de capitais deve ao Presidente Sergio Leite as melhores e mais honradas homenagens por correção. Integridade e competência administrativa a frente da Usiminas honrado as tradições de Minas no Mercado Nacional e Internacional. Paulo Ângela C Souza ex presidente da APIMEC”
Eleusa Maria Custodio
14 de julho, 2025 | 14:26Inacreditável, o Dr.Sérgio Leite foi uma pessoa incrível, íntegro, competente, honesto, dono de um caráter indiscutível. Perda irreparável, deixo aqui os meus sinceros sentimentos à família!”
Antônio Lisboa de Brito
14 de julho, 2025 | 14:05Grande ser humano no trabalho e na vida social, com destaque, imenso nas artes, na área cultural do vale do aço”
Paulino Cicero de Vasconcellos
14 de julho, 2025 | 13:24Sergio extrapolou a Usiminas. Na verdade, era um patrimônio de nossa vida empresarial .Conheci em sua companhia a filha Maitê a quem traduzo meu profundo pesar.”
Jaime Farany
14 de julho, 2025 | 13:23Um grande perda para a comunidade do Vale do aço, especialmente para a Usiminas e Siderurgia nacional!
Profissional extremamente competente, de fino trato e sobretudo muito humano!
Vá com Deus Dr. Sérgio Leite!”
Dirceu
14 de julho, 2025 | 13:19Um dos melhores presidentes que passou pela Usiminas, os trabalhadores tiraram muitas conquistas durante sua gestão, que Deus o receba de braços aberto”
Denis Diniz Freitas
14 de julho, 2025 | 13:06Que Deus receba nosso amigo Sergio e console a todos. Era uma pessoa fantástica e excelente profissional.”
Celso Silveira Rosa
14 de julho, 2025 | 12:45Tive uma estreita ligação com o Sérgio durante um longo período quando representávamos as nossas empresas junto à ABM, Usiminas e CST (hoje ArcelorMittal).
Fica a lembrança de uma pessoa de fino trato, solidária e humana. Que tenha um merecido descanso.”
Altamir Pedro
14 de julho, 2025 | 12:38Muitos acham que ser executivo em uma empresa é só chegar sentar e mandar. Mas não atentam sobre as pressões dos acionista por lucros,produção ininterrupta e cobranças exacerbada por recordes e vendas. Ganha-se muito dinheiro, mas perde-se muita saúde e qualidade de vida.
Trabalhei com ele na Usina na década de 90, pessoa humilde, comprometida,humana e profissional ímpar. Que Deus acolha ele em seus braços, em vida era um homem de exemplos e merece descansar em Paz nos braços do criador. Se o velório é sepultamento for em Ipatinga e for aberto ao público, faço questão de dar o último adeus a quem sempre me apoiou e ensinou-me pelo exemplo. Vá em paz meu colega.”
Vicente Trindade
14 de julho, 2025 | 12:24Sérgio, fomos colegas da Usiminas, desde nossa posse em 30 dezembro de 76, tinha grande admiração pelo pai, Absalão, nosso professor da EEUFMG, o qual admirei e que lhe repassou os valores morais que permeou sua carreira.
Vá com Deus administrar com ética aquelas empresas lá do céu.”
Jerônimo Braz
14 de julho, 2025 | 12:14Fizemos pós graduação na UFMG em 1977.
Uma inteligência muito acima da média e uma pessoa excepcional. Que Deus o receba em sua glória e que esteja em paz”
Jove Gontijo Neto
14 de julho, 2025 | 11:59Que noticia triste, conversamos semana passada e haviamos marcado um encontro para o mês que vem.
O mercado siderurgico perde um grande homem, que forjou sua trajetória profissional em nome da siderurgia brasileira.
Meus sinceros sentimentos a todos os familiares. Que Deus os conforte por esta grande perda.”
Antônio de Pádua
14 de julho, 2025 | 11:52Uma perda lamentável. Ele foi paraninfo da minha formatura, no Colégio Padre de Man em 1994.
Eterna gratidão e lembrança.”
Jose Erasmo Andrade Pereira
14 de julho, 2025 | 11:22Triste notícia! Sérgio Leite foi um grande companheiro de Usiminas e grande profissional. Tive o privilégio de trabalhar e aprender com ele durante muitos anos e ele certamente fará muita falta no meio siderúrgico. Grande perda! Descanse em paz amigo!”
Nelson Roberto Pereira
14 de julho, 2025 | 11:16Trabalhei com Sérgio Leite na década de 90 e ele é é sempre será uma pessoa a ser lembrado como justo e humana de primeira.”
Sirlene Paixão
14 de julho, 2025 | 11:15Era um executivo diferenciado, uma pessoa humilde, íntegra, generosa e sempre disposta a ajudar.
Que notícia triste, misericórdia. Que o Espírito Santo traga consolo a todos nesse momento de tanta dor. ???”
Julio Eduardo Santis
14 de julho, 2025 | 11:14Que Deus conforte a familia neste momento de dor.
Que tenha sido recebido de acordo com as obras que aqui realizou, e que Deus na sua compaixão o tenga em seus bracos.”
Diego
14 de julho, 2025 | 11:12Sergio leite,foi responsável tirar Usiminas da lama,e criticou, Paulo Guedes e Jair Bolsonaro pelo jeito que levava plano econômico, tirando taxas de aço estrangeiro”
Roger Saturnino de Barros Freitas
14 de julho, 2025 | 11:10O Sérgio era um gentleman! Trabalhei com ele em alguns projetos na Usiminas e ele sempre tratou os seus colegas como iguais, mes tendo a elevada posição hierárquica que tinha na organização. Estou muito sentido com a sua morte prematura. Aos seus familiares e amigos os meus sinceros sentimentos. Que Deus o receba em Sua Glória!”
Wilson Moreir de Souza
14 de julho, 2025 | 11:02Lamentamos a passagem do Sergio Leite. Trabalhei na Usiminas por 28 anos, e so tenho boas lembrancas dele. Pessoa de facil trato, nunca vi nenhuma atitude agressiva. Que Deus conforte a familia dele.”
José do Carmo Souza Filho
14 de julho, 2025 | 10:53Tive pouco contato com ele, mas no trato com as pessoas, nos eventos publicos, me parecia muito gentil, diferentemente de outros que passaram pelo mesmo cargo na Usiminas. Que tenha um bom descanso, independentemente do que foi a causa da sua morte.”