12 de julho, de 2025 | 21:00

Carga avaliada em mais de R$ 2 milhões é apreendida na BR-381 em Ipatinga

Divulgação
Entre os pacotes apreendidos, a maioria era de eletrônicos sem notas fiscais Entre os pacotes apreendidos, a maioria era de eletrônicos sem notas fiscais

Três homens foram presos esta semana em Ipatinga e são investigados pelo crime de descaminho. O fato foi registrado na tarde de sexta-feira (11), no km 255 da BR-381, trecho urbano nas proximidades do bairro Ferroviários, em Ipatinga. Com o trio, foi apreendida uma carga com indício de fraude tributária, avaliada pela Receita Federal em aproximadamente R$ 2 milhões.

O Batalhão de Polícia Militar Rodoviária fazia uma operação conjunta com a Receita Federal quando se deparou com um caminhão-baú Mercedes-Benz Accelo.

Foram pedidos os documentos ao condutor. Nas buscas no caminhão, foram localizados diversos aparelhos de telefone celular, tablets, aparelhos eletrônicos, caixas com garrafas de vinho e vários outros produtos. Foi constatada falha na documentação fiscal.

Diante dos fatos, os ocupantes do caminhão, bem como o responsável pela empresa de transporte, foram detidos e conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil. Os homens, de 37, 50 e 51 anos, passam a responder a inquérito sobre o caso. Os produtos e o veículo foram apreendidos e entregues à Receita Federal.

Descaminho
O crime de descaminho está previsto no artigo 334 do Código Penal brasileiro. Consiste em iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direitos ou impostos devidos pela entrada, saída ou consumo de mercadorias. A pena para o descaminho é de reclusão, de um a quatro anos, além de multa.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Bom

14 de julho, 2025 | 17:36

“E vai pra onde essa carga milionária??
Será destruída? Claro que não, mas alguns membros do "sistema se beneficiarão ", um pouco pra cada um e tá resolvido, trabalhar com o material não pode mas o "sistema " pode.”

Bruno

13 de julho, 2025 | 12:02

“Por isso que o Brasil nao vai pra frente,coloca tanto imposto nas mercadorias, se fosse um imposto barato,todos pagaria,ainda mais com um presidente ladrão no poder.arrecadar mais pra eles roubarem.”

Edu

12 de julho, 2025 | 11:44

“Tem muitos sujeitos como esse ficando bilionário em .ipatinga com produtos de.origem duvidosa no ramo eletronico,e engraçado que ninguém mexe.”

Envie seu Comentário