11 de julho, de 2025 | 10:23
Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprova moção de louvor a Trump
Divulgação /Ternium Brasil
Setor de aço será um dos atingidos pelas medidas anunciadas pelo presidente estadunidense

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou, quarta-feira (9), uma "moção de louvor e regozijo" ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A comissão é dominada por deputados da direita, simpatizantes de Jair Bolsonaro.
O requerimento é de autoria do líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ). Segundo o parlamentar, Trump faz um "brilhante trabalho desenvolvido como presidente da maior nação e pela incansável luta em defesa da democracia e da liberdade de expressão em todo o planeta".
Sóstenes afirmou ainda que o presidente dos EUA "deve ser enaltecido e lembrado como um dos melhores presidentes do mundo e exemplo a ser seguido para a implementação e manutenção de uma democracia moderna e justa".
Ao longo da semana, presidente dos EUA vem anunciando uma série de taxas contra parceiros comerciais. Horas depois da aprovação da moção de louvor pela comissão do parlamento brasileira, ele anunciou a tarifa de 50% e ainda sinalizou que novas medidas devem ser divulgadas.
Antonio Araújo - Câmara dos Deputados
Aprovação ocorreu no mesmo dia em que o presidente dos EUA anunciou tarifaço de 50% sobre qualquer produto importado do Brasil

Impacto no comércio exterior é imediato
Nesta quinta-feira, o diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Pescado (Abipesca), Jairo Gund ,afirmou que algumas indústrias de pescados já começaram a cancelar contratos e o envio de contêineres para os Estados Unidos como consequência da taxa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump às exportações brasileiras.As cargas levam até 25 dias para chegarem à América do Norte, e atualmente há 58 contêineres parados nos portos brasileiros devido ao cancelamento de encomendas por importadores estadunidenses. Os EUA absorvendo cerca de 70% do total da produção do setor de pescados brasileiros.
Leia também:
Professor de Direito Internacional avalia impactos do tarifaço” de Trump
Divulgação Abipesca
Setor de pescados já cancela encomendas e conteineres estão parados em portos brasileiros

Carta intimidadora
Na carta enviada ao presidente Luís Inácio Lula da Silva e publicada nas mídias sociais, Trump ainda citou retaliação em função de uma suposta perseguição do Supremo Tribunal Federal ao seu aliado, Jair Bolsonaro.Embora Trump tenha adotado o método de enviar cartas com tom ameaçador aos dirigentes de outras nações, no caso do Brasil, o fato inédito é ter feito investida contra um dos poderes da República.
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), autoexilado nos EUA, usou seus perfis nas mídias sociais para pedir que brasileiros agradeçam ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela imposição de tarifas de 50% sobre todos os produtos brasileiros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Ttr
11 de julho, 2025 | 19:49Deputados como esse e os que são a favor de um absurdo desses contra o próprio devem serem bem observados para que nunca mais voltem a tais cargos. Só vagabundo covarde é que tem atitude como esta contra o próprio país. Que as pessoas que os elegeram saibam votar na próxima eleição. O país vai ficar muito grato.”
Luiz Roberto
11 de julho, 2025 | 17:35Essa extrema direita Brasileira não passa de uns vira latas, que me perdoe os vira latas, lambedores de botas de americanos. Dá nojo.”
Amém Ipatinga
11 de julho, 2025 | 17:10Procurei um comentário favorável a esta atitude dos deputados do PL e pra minha surpresa nao encontrei...
Será que eu ouví um " Amém " , Ipatinga despertando novamente....Será?
Nunca é tarde...”
Farol
11 de julho, 2025 | 15:56Direita de verdade é Farol da Liberdade, o resto é centrão”
Arthur
11 de julho, 2025 | 15:31Parece até piada, que tempos sombrios vivemos...”
Israel
11 de julho, 2025 | 14:13Essa quadrilha de bolsonaristas trabalham todos os dias contra o país, seja votando contra o povo agora mais uma vez mostram que não estão nem aí para ninguém, deveriam fazer as malas e ir para os Estados Unidos via México.”
Antonio
11 de julho, 2025 | 12:03Donald Tramp deveria ouvir a canção de seu conterrâneo Jhon Lennon.Imagine.”
Ipatinguense
11 de julho, 2025 | 12:00Todo bolsonarista é miolo mole.”
Gildázio Garcia Vitor
11 de julho, 2025 | 11:13Parabéns pelo comentário Sr. Observador De Canalhas! O titulo do Editorial do jornal Estadão, o mais conservador do Brasil, de ontem, postado às 18h50min, foi "Coisa de Mafiosos".”
Anti Petista
11 de julho, 2025 | 10:56Nunca votei no PT mas depois dessa traição da família bolsonaro contra o próprio pais não tenho outra saída, onde já se viu, tomar taxa e ainda agradecer? Isso é um inversão de valores absurda. A direita nesse pais se perdeu, se deixou levar pelo fanatismo a bolsonaro e agora temos que nos contentar com o nine. Infelizmente ele vai ter meu voto ano que vem.”
Gildázio Garcia Vitor
11 de julho, 2025 | 10:50Todos, sem exceção, se autodenominam PATRIOTAS, com muitos seguidores nas redes sociais e nas eleições, especialmente os evangélicos e os católicos da Renovação Carismática.
Continuo com Johnson: "O PATRIOTISMO é o último refúgio dos canalhas", e como Millôr Fernandes: "No Brasil, é o primeiro".”
Observador de Canalhas
11 de julho, 2025 | 10:46O estomago chega a embrulhar diante de tanta ignorância. Enquanto no Brasil lambem-se as botas do crápula do norte, na França o diabo loiro é chamado de Mafioso. "Trump, o mafioso internacional" é o título de uma coluna no jornal Libération assinada pelo jornalista Thomas Legrand. Para ele, o presidente americano poderia ser o personagem principal de uma nova temporada da série de TV Narcos, "de tanto que ele transforma as relações internacionais, políticas e comerciais em um vasto campo de prevaricação, de extorsão e de ameaças violentas".”