DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

08 de julho, de 2025 | 21:40

Presidiário é morto dentro da penitenciária de Ipaba

O corpo de Diogo Balbino, de 22 anos, foi encontrado pelos policiais penais por volta das 15h desta terça-feira

Reprodução

Um detento foi encontrado morto dentro da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, no Colar Metropolitano do Vale do Aço, na tarde de terça-feira (8). A vítima, identificada como Diogo Balbino, de 22 anos, foi localizada por policiais penais por volta das 15h, com diversas perfurações no corpo, no banheiro da cela de passagem do Pavilhão B da unidade. Balbino era oriundo do bairro Esperança, em Ipatinga e estava recolhido ao sistema prisional desde janeiro deste ano.

Segundo fontes ouvidas pela reportagem do Diário do Aço, por volta das 9h do mesmo dia, equipes de segurança, com apoio do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e do Canil, iniciaram o procedimento de rotina para conduzir os internos ao banho de sol. Nesse processo, Diogo Balbino e outro detento foram transferidos de uma cela disciplinar para a chamada cela de passagem, onde já se encontravam cerca de 250 presos que participariam da atividade externa.

O banho de sol foi encerrado por volta das 11h30. No momento da recondução dos detentos às respectivas celas, os policiais notaram a ausência de Diogo. Após buscas em setores administrativos e celas da unidade, o preso ainda não havia sido localizado. A cela coletiva onde ele deveria estar ainda abrigava outros 25 presos, que aguardavam atendimentos internos ao longo do dia.

Foi somente por volta das 15h, em uma nova vistoria, que o corpo de Diogo foi encontrado caído no banheiro da cela, em um local que é de difícil visualização para o policial responsável pelo monitoramento. A perícia foi acionada e o perito da Polícia Civil compareceu à unidade por volta das 18h, realizando os procedimentos cabíveis.

O caso está sendo investigado como homicídio consumado contra pessoa sob tutela do Estado. A Polícia Civil deve apurar as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis pela morte de Diogo Balbino. Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou a motivação do crime.

Posicionamento da Secretaria de Justiça e Segurança Pública

Por meio de nota, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejus) assegurou que o caso está sob investigação. Abaixo, a íntegra da nota.

Informamos que todas as providências administrativas relativas ao óbito do detento Diogo Balbino, 22 anos, foram tomadas pela direção da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba. Nessa terça-feira (8), durante os procedimentos de conferência nominal dos custodiados, policiais penais encontraram Diogo caído no chão do banheiro da cela, já sem os sinais vitais.

A direção da unidade prisional instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente as circunstâncias do ocorrido. No curso das investigações internas, os presos da cela serão ouvidos pelo Conselho Disciplinar do presídio.
As investigações criminais são de responsabilidade da Polícia Civil.

Diogo Balbino havia sido admitido na Penitenciária no dia 15/1/2025 e tinha registro de passagem anterior pelo sistema prisional em 6/11/2024.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Aloísio

09 de julho, 2025 | 15:24

“Isso deveria acontecer cada vez mais, cobra engolindo cobra, o mundo ficaria bem melhor, deveriam jogar a chave do portão fora, abrir só pra entrar e nunca mais soltar, sonho com o dia que for ter pena de morte e prisão perpétua no brasil”

Tutano

09 de julho, 2025 | 15:19

“Se meu filho virar bandido, eu mesmo denunciarei ele pra polícia, e se ele morrer sendo bandido eu só lamento, porque jamais vou pra porta de cadeia e nem passarei a mão na cabeça, não foi o que ensinei, foi escolha dele, então as consequências são dele, aqui se faz e aqui se paga, toda consequência pra bandido é pouca”

Roberto

09 de julho, 2025 | 14:51

“Cada 1 escolhe seu destino, q entra nessa vida sabe as consequências, sei q ele tem mãe e não merece passar por isso, mas e as mãe das vítimas dele merece passar pelo q passou pelos crimes que ele cometeu? Como já é de conhecimento desde 12 anos descumpre a lei, 1 hora a conta chega. tenho dó só da mãe”

Dayane

09 de julho, 2025 | 14:04

“Vejo muitos aqui falando que ladrão tem que morre etc independente do que ele era ou deixou de ser todos aqui tem filhos então olha um pouquinho mais pro seus telhado por que ele e de vidro nenhuma mãe merece perde um filho ainda mais matado , agora pergunto pra que polícia que eles msm aceita uma patifaria dessa até dentro dos presídio”

Cosme

09 de julho, 2025 | 13:02

“O Juiz Felipe ciole cadeia cheia monte de preso com cadeia vencida ela não faz nd monte pra sair pra trabalhar e nd esses juíz receber pra decidir a vida dos condenados tem pessoas que tá esperando tem 8 mês falo pq tenho parente nessa situação cadeia cheia”

Pedrinho Perito

09 de julho, 2025 | 12:23

“Indenização x direito reclusão
So as fontes pagadoras que serão distintas, indenização pelo Estado, direito a reclusão cessado pelo óbito.Dai nasce outro direito, a pensão por morte, aos seus dependentes, perai aí, dependentes do gestor que praticava crimes? Isso mesmo , confusão!”

Madson

09 de julho, 2025 | 12:21

“Não adianta passar a mão em cabeça de ladrão, ninguém foi pra lá atoa.
Muito menos culpar os policiais penais que estão desempenhando seu serviço com baixo efetivo.
Uma vida que se vai, mas cada um faz suas escolhas.”

Justo

09 de julho, 2025 | 11:50

“Menos um pra atrasar o contribuinte”

Marcelo

09 de julho, 2025 | 11:16

“Cada um com expressão mas deveria ter segurança sobre a vida pois ninguém e perfeito nesse mundo eu hj sei medir as palavras pois na vida somos altos e baixos o Brasil vai de mal a pior porq de diversos órgãos que n tá nem aí pra sociedade em educação meios de capacitação incentivando a cultura condições salariais da corrupção ninguém fala nada né.”

Eu Não Me Identifico

09 de julho, 2025 | 10:53

“Bom dia. Eu tive um filho que esteve interno nesta instituição. Antes que algum desavisado fale besteira, tenho mais dois filhos doutores e muito bem de vida, fico com pena de famílias que passam por dificuldades com a que ainda passo devido a desfios de alguns da familia colocam os pais. A própria sociedade que vota é quem coloca as pessoas nesta situação. Sou ex militar e conheço um pouco de leis e por este motivo pude impor meus direitos inclusive de meu filho dentreo desta instituição qundo era administrda por uma excelente pessoa (Adão) que também defendia os direitos dos detentos. O que acontecia (ou acontece) são os agentes que se entusiasmavam com uma arma na cintura se achando donos de uma vida e que estavam livres de serem punidos por atos indiciplinares. Um destes atos (sei que em alguns casos tem de proteger a própria vida e da familia, pois também correm riscos) é tirar identificação para abordar visitantes. Deveriam ser melhor preparados para evitar desvios de conduta ou algo mais. Penso também que deveriam serem melhores selecionados. Não estou aqui defendendo vagabundo e também não vou generalizar nem agente e nem educando (assim são chamados os detentos no presídio) mas que sejam melhores julgados e avaliados. Não esqueçam que estes homens (ou mulheres) são filhos, irmãos, netos, pais etc. "QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NÃO TEM UM PROBLEMA SUSPEITO ENTRE SEUS FAMILIARES".”

Hudson

09 de julho, 2025 | 09:43

“Diogo Balbino passou pelo Sistema Socioeducativo, saiu da lá com pouco mais de 18 anos . No sistema socioeducativo acautelados dos 12 aos 21 anos de idade desde que comenta infração penal antes dos 18 anos . Eu trabalhei do Socioeducativo e esse Diogo estava lá . Era articulador demais com os outros adolescentes e até com os Socioeducadores .”

Vero

09 de julho, 2025 | 07:50

“Ao cidadão pagador de impostos....melhor pagar os 150k e ficar livre do problema, do que ficar tratando, cuidando e PAGANDO todo mês até ficar livre e voltar a causar danos as pessoas. Mal é pela raíz...simples assim.”

A Verdade

09 de julho, 2025 | 07:36

“A culpa da morte dele foi dele mesmo, fez tanta família chorar, bate no peito agora e fala que cadeia é pra homem mesmo ... Tenho dó da diretoria do presídio, que culpa ela tem ?? Preso arruma guerra lá fora e depois acha que quando vai preso a guerra acaba.. tá aí o resultado..”

Henrique

09 de julho, 2025 | 07:17

“Uma coisa que com certeza você não deve saber, é que esse lixo já tinha passagem pelo sistema socioeducativo, ou seja?já era vagabundo a muito tempo, com uma extensa ficha criminal! Foi tarde! Não irá fazer falta alguma a sociedade.”

Juimar Abreu

09 de julho, 2025 | 07:12

“Vejo que esses pesos estão mesmo sendo bem cuidados. Veja colocaram o pessoal pra dentro faltando um.foram procurar mas não sei como pois só encontraram o cara as 15.agora a polícia chegou ao local pra averiguar o corpo as 18.se ali é lugar de ter polícia. Tanto civil como militar. E um lugar de pessoas presas por conta do estado.faz medo um lugar assim.”

Cidadão Pagador de Impostos

09 de julho, 2025 | 06:36

“Mais cedo eu estava vendo numa rede social, pessoas comemorando a morte do presidiário. São um bando de ignorantes. Não sabem que uma pessoa presa está sob tutela do Estado. E como tal, independentemente do crime que cometeu, é responsabilidade do estado. Se foi assassinado dentro da instituição penal, cabe aos familiares reivindicar indenização. Já é uma coisa com ampla jurisprudência formada. E o valor da indenização não é dos menores, quiçá, passa de R$ 150 mil reais facilmente. RESUMINDO AOS IGNORANTES: Quem vai pagar a conta somos nós, os pagadadores de impostos.”

Indenização

09 de julho, 2025 | 06:26

“Homicídio dentro de uma penitenciária, incompetência da diretoria, agora o estado falido vai ter que pagar indenização. E aqueles são roubados e mortos na rua o estado, que é responsável pela ?segurança ? deveria também indenizar as vítimas.”

Envie seu Comentário