
08 de julho, de 2025 | 14:22
Projeto ''Vem pro Movimento'' se destaca na inclusão esportiva com corrida de rua na região
Com o lema Atividade Física Salva Vidas”, o projeto Vem pro Movimento” tem ganhado destaque ao unir saúde, esporte e inclusão social, especialmente por meio da corrida de rua. A iniciativa oferece a grupos de adultos atividades físicas regulares, focadas em qualidade de vida e funcionalidade para o dia a dia. A corrida surge como ferramenta de transformação, com muitos alunos tendo o primeiro contato com a modalidade já em idade avançada.
No último domingo (6), o projeto foi destaque em mais uma etapa do Circuito Grupo Central Vale do Aço, promovida no Parque Cidade Nova, em Santana do Paraíso. Com mais de 1.500 atletas de mais de 45 cidades, o evento teve participação marcante do Vem pro Movimento, que levou mais de 70 alunos às categorias de 5 km e 10 km. O desempenho foi expressivo: 11 alunos subiram ao pódio, sendo três do núcleo Ideal e oito do Parque Ipanema.
Segundo Jovani Pires, um dos responsáveis pelo projeto, o impacto vai além da prática esportiva. Temos vários relatos de redução de atendimentos médicos e medicamentos. A inclusão de pessoas que jamais imaginaram começar no esporte após os 50, 60 anos é uma vitória coletiva. É saúde, autoestima, vida social. Isso transforma famílias”, destaca.
Entre os destaques individuais, Margarida Orlandina, de 67 anos, celebrou mais um troféu conquistado. Completar uma prova é algo inexplicável. Ganhar um troféu é maravilhoso, prova da minha evolução. Hoje o exercício é prioridade pra mim”, disse, orgulhosa.
Também com trajetória inspiradora, Darcy Aparecida, 64, enfrentava limitações motoras devido ao Parkinson. Após dois anos no projeto, ela perdeu 7 kg e diz viver uma nova fase: Eu era travada, hoje faço tudo melhor. Me sinto com 15 anos”, brinca.
Exemplo de superação, Maria das Graças Campos, 76 anos, superou uma deficiência na perna e o uso de muletas por quatro anos. Hoje, ela completa provas de 5 km com entusiasmo. Quase perdi a perna e agora estou correndo. É gratificante”, afirma. Aluna desde 2021, ela diz que o projeto melhorou seu ânimo e saúde, e faz questão de indicar o Movimento a todos que conhece.
Projeto
O Projeto Vem Pro Movimento” em Ipatinga conta com três núcleos (Parque Ipanema, Ideal e Canaã), atendendo mais de 400 beneficiários diretos em aulas diárias, sendo executado pela Associação de Cultura, Esporte e Lazer Pace3, aprovados pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais, e Lei Municipal de Incentivo ao Esporte de Ipatinga, patrocinados pela Usiminas e Cartão de Todos respectivamente, e com apoio da Prefeitura de Ipatinga.
5km Masculino
Categoria 65-60:
3° lugar Osvaldino Alves da Silva (PI)
5km Feminino
Categoria 55-59:
1° lugar: Ivete Andrea Silva Moraes (PI)
2° lugar: Nilta Duarte Batista (PI)
Categoria 60-64:
2° lugar Maria Aparecida Martins de Almeida (Ideal)
Categoria 65-69:
1° lugar: Margarida Orlandina Silva de Oliveira (Ideal)
2° lugar: Creuza da Silva Rufino (PI)
3° lugar: Sulemar Aparecida Maria Loures (PI)
Categoria 70+:
1° lugar: Aires Silva Costa (Ideal)
3° lugar: Geralda Aves de Souza
10 km Feminino:
Categoria 60-64: Ceres Regina Passos Carvalho (PI)
Categoria 65+: Lídia Maria de Castro Germano (PI)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]