08 de julho, de 2025 | 14:00

Município de Belo Oriente é habilitado para programa de combate às mudanças climáticas

Débora Anício
Cidade é a única do Vale do Aço presente no programa do governo estadualCidade é a única do Vale do Aço presente no programa do governo estadual


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) anunciou os municípios selecionados para participar do Programa ClimAtiva. A iniciativa tem como foco principal apoiar e orientar as cidades na construção de seus Planos de Ação Climática Municipais (Placs), visando à redução dos impactos provocados pelas mudanças climáticas, destacou a Semad. Entre os municípios habilitados está Belo Oriente, que ainda não foi selecionado.

Ao todo, dez municípios mineiros foram escolhidos com base em critérios técnicos estabelecidos em edital público. Entre os principais fatores de seleção, estão o grau de vulnerabilidade climática (medido pelo Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática, ou IMVC), a distribuição geográfica no estado e a diversidade populacional.

Os municípios selecionados têm até dez dias após a divulgação do resultado final para assinar o termo de convênio com o projeto. Caso o prazo não seja cumprido, o município será desclassificado e outro será convocado da lista de espera, onde está o município do Vale do Aço.

De acordo com a diretora de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Semad, Ana Paula Costa Ramos, o projeto tem como diferencial o acompanhamento técnico contínuo. “A participação ativa dos municípios e a formalização do compromisso são essenciais para garantir que os planos sejam executados com seriedade e efetividade”, afirmou.

Coordenado pela Semad em parceria com a Embaixada da França e com apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Programa ClimAtiva oferece uma abordagem estruturada para a criação dos Placs. A metodologia está disponível na Plataforma ClimAtiva, que apresenta um roteiro detalhado, especialmente voltado para cidades de pequeno e médio porte (entre 20 e 100 mil habitantes). A ferramenta combina análise técnica, participação comunitária e tomada de decisão estratégica, com o objetivo de preparar os municípios para os desafios ambientais que se intensificam a cada ano.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário