08 de julho, de 2025 | 07:30

Trinta e cinco escolas estaduais na região oferecem cursos técnicos gratuitos

Matheus Valadares
Na escola Maurílio Albanese Novaes haverá os cursos de Automação Industrial e Desenvolvimento de SistemasNa escola Maurílio Albanese Novaes haverá os cursos de Automação Industrial e Desenvolvimento de Sistemas

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Estudantes de 34 escolas estaduais distribuídas em 12 municípios da região – Caratinga, Dom Cavati, Ipaba, Antônio Dias, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Santana do Paraíso e Timóteo – oferecem vagas em cursos técnicos gratuitos, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).

Podem se inscrever estudantes do ensino médio da rede estadual e egressos que buscam qualificação profissional. Em todo o estado, a oferta contempla mais de 50 opções de cursos, com foco na empregabilidade e no desenvolvimento regional. No Vale do Aço, os cursos disponíveis são Informática, Agronegócio, Tradução e Interpretação de Libras, Agente Comunitário de Saúde, Desenvolvimento de Sistemas, Logística, Eletrotécnica, Administração, Química, Segurança do Trabalho, Mecatrônica, Recursos Humanos, Transações Imobiliárias, Agente Comunitário, Energia Renovável e Automação Industrial.

Além das formações concomitantes e subsequentes ao ensino médio, a rede estadual também disponibiliza cursos integrados por meio do Ensino Médio em Tempo Integral Profissional (EMTI Profissional), que alia a formação geral à técnica desde o início da trajetória escolar.

Ao todo, são mais de 13 mil vagas abertas para o segundo semestre de 2025, distribuídas em 322 escolas de 230 municípios mineiros.

Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas diretamente nas escolas, conforme as orientações da SEE/MG. Quando o número de interessados ultrapassa o total de vagas, é promovido sorteio público. Os cursos são presenciais, com aulas majoritariamente no período noturno, carga horária entre 800 e 1.200 horas e duração média de um ano e meio.
A lista das escolas que oferecem educação profissional e cursos pode ser consultada no site da Secretaria de Educação. Em caso de dúvidas, os interessados também podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

“A ampliação da oferta de cursos técnicos nas escolas estaduais reflete o nosso compromisso em garantir aos jovens mineiros oportunidades reais de formação profissional, contribuindo para o desenvolvimento de competências voltadas ao mundo do trabalho. É também uma forma de reduzir desigualdades no acesso à educação profissional, alcançando estudantes de diferentes regiões do estado”, destaca a coordenadora-geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, Carla Torres Dias.

Saiba quais escolas da região estão com vagas abertas


Caratinga: Deputado Agenor Ludgero Alves, José Augusto Ferreira e Professor Joaquim Nunes
Dom Cavati: Professora Ilma de Lana
Ipaba: Manoel Machado Franco e Emília Cabral Mota
Antônio Dias: Professor Letro
Belo Oriente: Presidente Tancredo Neves e João Hemétrio de Menezes Coronel Fabriciano: Alberto Giovannini, Professora Celina Machado, Raulino Cotta Pacheco, Rotildino Avelino, Tancredo de Almeida Neves e Doutor Geraldo Perlingeiro de Abreu
Ipatinga: Manoel Izídio, Professora Maria Antonieta, Maurílio Albanese Novaes, Engenheiro Amaro Lanari, Dona Caetana América Menezes, Geraldo Gomes Ribeiro, Dona Canuta Rosa Oliveira Barbosa, Selim José de Salles e Nilza Luzia de Souza Butta
Jaguaraçu: Professora Sebastiana de Almeida e Silva
Joanésia: Professor Antônio Marciano
Marliéria: Liberato de Castro e Horto Belém
Santana do Paraíso: Albertino Ferreira Drumond e Antônio Luiz
Timóteo: Professora Hilda de Araújo Osório Zauza, João Cotta de Figueiredo Barcelos e Professora Haydée de Souza Abreu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário