03 de julho, de 2025 | 17:48

Ipatinga dá início a projeto-piloto com varredeira elétrica

Divulgação
Tecnologia sustentável reforça os serviços de limpeza urbana e amplia a eficiência das equipesTecnologia sustentável reforça os serviços de limpeza urbana e amplia a eficiência das equipes

A administração de Ipatinga realizou, nesta quinta-feira (3), a primeira atividade de limpeza com a moderna varredeira elétrica, adquirida para ampliar e agilizar os serviços de limpeza pública na cidade. A demonstração foi feita no Parque Ipanema, um dos principais espaços de lazer do município, marcando o início de uma nova etapa na manutenção urbana com o uso de tecnologias sustentáveis.

O aparelho é 100% elétrico, silencioso e não emite poluentes, sendo ideal para áreas urbanas com grande fluxo de pedestres e veículos. A máquina é equipada com escovas frontais, sistema de filtros e exaustores que evitam a suspensão de poeira durante a varrição, oferecendo mais segurança e conforto à população. Possui ainda um compartimento interno para armazenamento dos resíduos recolhidos ao longo do trajeto.

A varredeira passa a ser um reforço importante nos serviços de limpeza urbana, especialmente em regiões com grande circulação, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente das equipes de varrição.

O prefeito Gustavo Nunes acompanhou pessoalmente o início da operação, ao lado de técnicos da empresa Vital Engenharia Ambiental, responsável pela execução dos serviços de limpeza urbana em Ipatinga.

“Essa aquisição representa mais um passo no sentido de tornar a cidade mais limpa, moderna e sustentável. E é importante deixar claro que o equipamento não substitui a mão de obra humana, mas vem para somar, ampliando o alcance e a produtividade dos serviços já realizados pelas nossas equipes de limpeza”, destacou o prefeito.
Para o secretário de Serviços Urbanos e Limpeza Urbana, Reginaldo Soares, o uso da tecnologia também contribui para a segurança viária e para a conservação da infraestrutura urbana: “A remoção eficiente de areia e pedregulhos das pistas reduz riscos de acidentes, principalmente para motociclistas. Além disso, manter as vias limpas evita o entupimento de bocas de lobo, ajuda a prevenir alagamentos e prolonga a vida útil do asfalto”, concluiu.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ineficiente

03 de julho, 2025 | 18:12

“Acho a inovação excelente, o problema reside nas ruas entupidas de carros estacionados , alguns ate abandonados, que impedem ate as vassouras manualmente, o que dirá este sistema.Mas é um marco interessante na mecanização deste tipo de trabalho muito isalubre.”

Atenta

03 de julho, 2025 | 18:00

“Então, deve-se continuar as retiradas de carros apodrecendo nas ruas. Avenida Airton Sena,Bairro Tiradentes,Avenida Forquilha perto posto de Saúde da Vila Celeste,tem carro até parecendo floresta de tanto mato nascendo neles. Retirando essas sucatas dá pra máquina varrer né?”

Envie seu Comentário