EXPO USIPA 2025 - 728X90

04 de julho, de 2025 | 08:45

Relatório aponta que uma em cada seis pessoas no mundo é atingida pela solidão

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Estimativa do relatório é que a condição atinja uma em cada três pessoas idosas Estimativa do relatório é que a condição atinja uma em cada três pessoas idosas
Por Bruna Lage - Repórter Diário do Aço
Com impactos significativos na saúde e no bem-estar, uma em cada seis pessoas no mundo sofre com a solidão. É o que aponta um relatório da Comissão sobre Conexão Social da Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme o material, a solidão está associada a cerca de 100 mortes a cada hora - mais de 871 mil mortes todos os anos. A psicóloga clínica Késia Samara Santana Miguel Bitencourt, com atuação no Vale do Aço, avalia o cenário.

De acordo com o relatório, a solidão atinge, sobretudo, jovens e pessoas que vivem em países de baixa e média renda. Entre 17% e 21% dos jovens de 13 a 29 anos relataram se sentir solitários, com as taxas mais altas entre adolescentes. O índice chega a 24% entre pessoas de países de baixa renda - mais que o dobro da taxa registrada em países de alta renda (11%).

Embora os dados sobre isolamento social sejam mais limitados, a estimativa é que a condição afete uma em cada três pessoas idosas e um em cada quatro adolescentes. Grupos com pessoas com deficiência, refugiados, LGBTQIA+, indígenas e minorias étnicas podem enfrentar discriminação e outras barreiras que também dificultam a conexão social.

A OMS define conexão social como maneiras pelas quais as pessoas se relacionam e interagem entre si. Já a solidão é descrita como sentimento doloroso que surge da lacuna entre as conexões sociais desejadas e as reais, enquanto o isolamento social se refere à falta objetiva de conexões sociais suficientes e, neste caso, em nada se relaciona à prática preventiva recomendada durante a pandemia da covid-19, por exemplo.

Causas
Segundo Késia, muitas vezes a solidão pode estar associada à ausência de companhia e vai além do aspecto físico, sendo uma sensação subjetiva de isolamento emocional que pode trazer impactos significativos na saúde mental e física, principalmente quando tem um efeito prolongado. “A solidão pode desencadear nas pessoas a incapacidade de formar novas conexões sociais, pode aumentar a sensação de isolamento, afetando negativamente o bem-estar emocional. Então, mesmo uma pessoa estando cercada de outras pessoas, pode se sentir profundamente sozinha”, observa.

Álbum pessoal
A psicóloga destaca que os efeitos da solidão podem se agravar em pessoas com tendência à depressãoA psicóloga destaca que os efeitos da solidão podem se agravar em pessoas com tendência à depressão

Riscos
A psicóloga destaca que os efeitos da solidão podem se agravar em pessoas com tendência à depressão, uma vez que a solidão pode ser tanto uma causa, quanto uma consequência de problemas de saúde mental. Condições como depressão, ansiedade tendem a afastar as pessoas de interações sociais, gerar o isolamento social e que por sua vez pode ainda aumentar essa sensação.

“Por isso que nós ressaltamos a importância de que a pessoa com esse sentimento de solidão, que procure um psicólogo, uma vez que a psicoterapia auxilia no processo de autoconhecimento, de reconstrução da autoestima e além disso auxilia a identificar padrões que podem estar associados à solidão e ajuda também a criar estratégias junto a essa pessoa para superar esse momento”, orienta.

Investir em relacionamentos autênticos, saudáveis, seja com amigos ou familiares, grupos de apoio, pode ajudar a lidar com a solidão. “A solidão pode sim ser um sentimento doloroso e pode trazer prejuízos significativos para a saúde física, mental e para o âmbito social, mas reconhecer as suas dores é o primeiro passo para tomar medidas cabíveis com o objetivo de reduzir o isolamento e reestabelecer conexões emocionais saudáveis. E além disso, buscar a psicoterapia é um ato de cuidado. E deve ser validado”, conclui.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário