
03 de julho, de 2025 | 14:58
Ipatinga amplia proteção infantil com nova vacina contra meningite no SUS
Desde o dia 1º de julho, crianças de 12 meses passaram a contar com uma nova dose de proteção contra a meningite na rede pública de saúde. A Prefeitura de Ipatinga já disponibiliza em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município a vacina meningocócica ACWY (conjugada), oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A nova dose de reforço tem como objetivo ampliar a proteção contra as formas graves da doença meningocócica infecções causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y, que podem provocar meningite e outras infecções generalizadas de rápida evolução.
A vacinação aos 12 meses de idade passa a integrar o calendário vacinal infantil e será aplicada conforme a situação vacinal da criança. Em Ipatinga, as equipes de saúde já estão preparadas para aplicar a nova dose, com todas as unidades abastecidas e prontas para atender a população.
O secretário de Saúde de Ipatinga, Walisson Medeiros, destaca a importância da nova etapa de imunização. Nosso compromisso é garantir cada vez mais proteção para as nossas crianças. A inclusão da vacina ACWY no calendário do SUS é um avanço importante. Trata-se de uma doença grave, mas que pode ser evitada com a vacinação no tempo certo. É fundamental que os pais fiquem atentos ao cartão de vacinas e levem os filhos às unidades de saúde”.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação é segura, eficaz e uma das principais formas de prevenção contra doenças graves. Para mais informações, os responsáveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima ou acessar os canais oficiais da Prefeitura de Ipatinga.
Salas de vacina
As salas de vacina funcionam das 8h às 15h30 nas unidades dos bairros Barra Alegre, Bom Jardim II, Nova Esperança, Vila Formosa e Vale do Sol.
Nas demais UBSs, o horário de atendimento é das 8h às 16h30. Já nas unidades dos bairros Canaã e Iguaçu, o funcionamento é estendido de 8h às 21h30.
Os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão de vacinas da criança e um documento de identificação no momento da aplicação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]