EXPO USIPA 2025 - 728X90

02 de julho, de 2025 | 09:59

Região Metropolitana do Vale do Aço gerou quase 2.000 empregos em 2025

Marcello Casal Jr
No acumulado de 2025, o país gerou mais de um milhão de vagasNo acumulado de 2025, o país gerou mais de um milhão de vagas
Por Bruna Lage - Repórter Diário do Aço
O Ministério do Trabalho divulgou os dados do mercado de trabalho nesses primeiros meses do ano. O balanço do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) tem números positivos. Conforme levantamento do Observatório das Metropolizações Vale do Aço/IFMG, no acumulado de 2025, o país gerou mais de um milhão de vagas, Minas Gerais gerou mais de 124 mil vagas e a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), 1.950 vagas, caminhando para 2 mil novas assinaturas em carteira.

O coordenador do Observatório, William Passos, explica que, considerando todo o ano de 2025, isto é, janeiro a maio (período analisado pelo Novo Caged), Ipatinga permanece na liderança, com 1.477 vagas, seguido por Coronel Fabriciano, 474, Santana do Paraíso com 94, e Timóteo registrando saldo negativo de 95. “Timóteo não vem tendo um ano muito positivo. Entretanto, os números de maio foram bastante mais fracos na comparação com meses anteriores, embora a região tenha gerado ainda saldo positivo, gerou 248 novas assinaturas em carteira, com os quatro municípios gerando saldo positivo, inclusive Timóteo, que gerou saldo de 18”, pontua.

Ainda conforme William, a geração em Ipatinga foi de 98 vagas, o que, na sua avaliação, é muito baixo em comparação à média histórica do mês de Ipatinga, que costuma superar mil vagas, quando tem um maio bom. “Mas nesse maio Ipatinga não alcançou nem mesmo 100 vagas, e foi superada por Coronel Fabriciano, que gerou 103 novas assinaturas em carteira”, detalha.

Explicação
William Passos salienta que a explicação para a queda da geração de Ipatinga, quanto ao enfraquecimento da geração, de maneira geral na Região Metropolitana do Vale do Aço, é o comportamento, por um lado, da indústria que vem demitindo - vem com um forte movimento de demissão - e o bom desempenho do setor de serviços, que vem com uma geração positiva.

Para o geógrafo, o setor de serviços tem compensado a baixa geração da indústria e feito com que os municípios da RMVA tenham atingido saldos positivos. Entretanto, os empregos do setor de serviços são empregos de menor qualidade, com salários de admissão menores e têm capacidade de arrasto menor, ou seja, quando a indústria gera, registra uma geração forte, outros setores da economia são arrastados e também gera uma geração e acabam também reagindo com uma geração forte. “No caso de serviços, não é isso que acontece. A geração é muito mais localizada. Entretanto, é graças ao setor de serviços que a região vem mantendo saldo positivo”, contextualiza William.

Análise
O coordenador informa que o Observatório das Metropolizações Vale do Aço continuará a analisar o comportamento da economia regional e da economia industrial regional nos próximos meses. “Mas até agora, aquilo que nós estamos observando, pelo menos no ano de 2025 até maio, é de um cenário sem novidades em relação àquilo que vinha acontecendo nos meses anteriores, que é a região mantendo o saldo positivo, porém com uma geração mais fraca, puxada pelo setor de serviços e com bastante demissão na indústria”, frisa.

No caso específico de maio, William aponta o comércio como destaque, que aumentou muito a geração de vagas em comparação ao mês anterior. Gerando mais de 300 vagas na comparação e praticamente empatando com a geração de emprego na construção civil, que ficou na segunda colocação, gerando 494 novas assinaturas em carteira.

“Lembrando que a construção civil é um setor que registra altíssima informalidade. Há uma estimativa de que 70% dos trabalhadores da construção civil sejam informais. Se a gente considerar também os empregos informais, tem muito mais ocupações aí sendo geradas pela construção civil do que essas que estão aparecendo no Caged”, conclui.

Veja os dados na tabela abaixo:
Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário