
26 de junho, de 2025 | 16:47
3ª Conferência Municipal da Cidade de Ipatinga é neste sábado
Divulgação
Evento vai discutir os rumos do desenvolvimento urbano e eleger delegados para a etapa estadual da Conferência das Cidades

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan) e do Conselho Municipal da Cidade, realiza neste sábado (28) a 3ª Conferência Municipal da Cidade de Ipatinga etapa preparatória da 6ª Conferência Nacional das Cidades. O evento será realizado na Escola Municipal Altina Olívia Gonçalves, localizada na rua José Jorge Chain, nº 55, bairro Iguaçu, a partir das 8h da manhã.
Com o tema Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade. Também busca incentivar a participação popular na formulação de propostas e na avaliação da função social da cidade e da propriedade, além de promover o diálogo entre autoridades públicas e diferentes grupos da sociedade sobre as políticas de desenvolvimento urbano.
Durante o evento, também serão eleitos os delegados que representarão Ipatinga na 6ª Conferência das Cidades de Minas Gerais, além da aprovação de propostas que seguirão para a etapa estadual.
Os trabalhos da conferência serão organizados em três eixos temáticos principais: o primeiro trata da articulação entre os principais setores urbanos e o planejamento das políticas públicas, abordando temas como habitação, regularização fundiária, saneamento básico e mobilidade urbana. O segundo eixo discute a gestão estratégica e o financiamento, incluindo diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), sistemas de cooperação interfederativa, gestão metropolitana, mecanismos fiscais e controle social. Já o terceiro eixo trata de grandes temas transversais, como sustentabilidade ambiental, emergências climáticas, transformação digital e segurança pública.
Essa é uma oportunidade muito importante para construirmos juntos os rumos da cidade de Ipatinga e propormos diretrizes para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Convidamos toda a população a participar da 3ª Conferência da Cidade de Ipatinga. Será um momento de diálogo, escuta e construção”, convida o secretário de Planejamento, Bruno Santos.
Inscrição
As inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSevJ9SHfiWZJyr_Of0R0bF6bmH-GiPUbfR2mVP8r9np5NVTmw/viewform?usp=dialog
O link também está acessível no site da Prefeitura de Ipatinga e na bio do Instagram oficial.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]