EXPO USIPA 2025 - 728X90

19 de junho, de 2025 | 15:53

Esports: Da paixão ao profissionalismo


Em Portugal, o segmento dos e-Sports está a conhecer uma forte expansão, tornando-se cada vez mais num território do entretenimento digital e da cultura jovem. Eventos, a afirmação dos clubes de e-Sports e o crescimento de plataformas de jogos constituem um sólido ecossistema que atrai jogadores, espetadores e investidores.

Paralelamente, o universo dos jogos em linha associado aos e-Sports é particularmente apelativo – o bizbet é um exemplo de promotor desta causa e dá aos seus seguidores a oportunidade de experimentarem estas modalidades.

Em Portugal, os e-Sports há muito que deixaram de ser um mero lazer. São hoje a face de uma indústria em franca ascensão que se apresenta como uma promissora saída profissional dos jovens e como novas e apetecíveis oportunidades de negócio para as empresas.

Principais Dinamizadores e Estruturas

Se por um lado, a criação de infraestruturas é um fator-chave para o crescimento da indústria dos e-Sports, por outro, uma autêntica florescência dos gamers no país vem a contribuir para o sucesso do setor. Em Portugal, são cada vez mais as organizações eclubes e comunidades que têm procurado impulsionar aqueles que sonham chegar ao nível da elite europeia dos e-Sports.

O empenho por parte do mundo do ensino e das políticas também têm sido fundamentais para o sucesso da modalidade. Muito do reconhecimento dos e-Sports em Portugal por parte do poder local e do tecido empresarial deve-se ao facto das universidades do país incluírem, nos seus currículos, as modalidades e os seus atletas, chegando mesmo a criar equipas e a tornar-se verdadeiros académicos na matéria.

Tal permite que muitos jovens tornem-se autênticos profissionais e que por muitas vezes acabam mesmo por dedicar-se nos jogos e ganharem destreza em variadíssimos campos da vida pessoal e profissional, desde o desenvolvimento de trabalho em equipa até na inteligência emocional e no próprio do marketing digital.

Mercado dos eSports: fatos e números

Abaixo são apresentadas as principais estatísticas e indicadores que refletem o estado atual e as perspetivas da indústria de eSports em Portugal:

Crescimento de público. Mais de 700 mil portugueses acompanham ativamente torneios e eventos de eSports, e este número continua a crescer.

Principais disciplinas. As mais populares são a CS: GO, League of Legends, Valorant e FIFA.

Atividade em torneios. Portugal acolhe todos os anos mais de 50 torneios oficiais de eSports, incluindo campeonatos regionais e nacionais.

Estes números confirmam que os eSports em Portugal já conquistaram o seu lugar na economia e na cultura, e o seu desenvolvimento continua a ganhar força.


Perspectivas e impacto na cultura

Apesar dos obstáculos, os eSports em Portugal continuam a crescer e a chamar a atenção, não só dos jogadores, mas também de um público mais amplo. Já não são apenas entretenimento digital, mas um importante fenómeno socioeconómico com impacto na cultura juvenil e mesmo nos processos educativos.

No futuro, podemos esperar que Portugal se torne ainda mais activo no panorama global dos eSports. O sucesso das equipas locais, o crescimento do número de torneios e o maior interesse dos investidores em investir neste sector, prometem transferir o país para muito provavelmente um dos pontos-chave do mapa europeu de eSports.

Assim, o panorama português dos eSports é um mercado dinâmico e multifacetado, a abrir novas oportunidades para profissionais, empresas e todos os que se apaixonam pelo mundo das batalhas digitais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário