EXPO USIPA 2025 - 728X90

14 de junho, de 2025 | 09:13

AHBB assumirá a gestão da UPA de Timóteo

Divulgação
Nova gestora assume Unidade de Pronto Atendimento na próxima quinta-feiraNova gestora assume Unidade de Pronto Atendimento na próxima quinta-feira

A Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB) assumirá, por meio de Dispensa de Chamamento Público nº 007/2025, a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo dos Reis Ribeiro, a partir da próxima quinta-feira (19). O anúncio foi feito pelo prefeito de Timóteo, Capitão Vitor (Republicanos).

Com o contrato da antiga gestora tendo o encerramento previsto para às 23h59 do dia 18/6 (quarta-feira), a AHBB concluirá o processo de transição e passará a administrar a UPA, tendo como objetivo a continuação e qualidade da prestação dos serviços da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde.

Segundo o prefeito, um dos critérios para escolha da AHBB foi a expertise e a capacidade operacional, tendo em vista que a mesma já é qualificada no município, conforme Decreto nº 6.177/2025, como Organização Social em Saúde, fazendo também a gestão do Hospital de Timóteo, desde março deste ano.

“No momento, temos que garantir a continuidade na prestação dos serviços da UPA e optamos por este chamamento emergencial, que nos dará esta segurança”, afirmou o prefeito.

A contratação tem base legal na Lei Municipal nº 3.122 de 2010 e no Decreto Municipal nº 6.127/2025, que possibilita a celebração do presente contrato de gestão emergencial nº 02/2025.

Esse contrato possui um prazo máximo de 12 meses, por se tratar de uma situação emergencial, com a previsão de repasse mensal de até R$ 1,3 milhão/mês.

De acordo com o presidente da AHBB, João Pinotti, a AHBB assumirá a gestão da UPA com foco na questão assistencial e também na manutenção dos funcionários que já atuam na unidade.

“Fizemos um contrato emergencial dentro da legalidade e com um processo transitório tranquilo e seguro. O nosso objetivo é ofertar serviços de saúde de excelência para a população e resguardar para que os atendimentos ocorram com qualidade e agilidade necessárias”, pontou a secretária de Saúde, Érica Ferreira.

A UPA
A UPA funciona 24 horas e possui 14 leitos no total, sendo três leitos de emergência, seis enfermarias clínicas, três enfermarias pediátricas e duas leitos de isolamento.

São feitos, em média, mensalmente, mais de seis mil atendimentos, sete mil exames (laboratoriais, radiografias e ECG) e 100 internações.

São mais de 100 funcionários e cerca de 30 médicos atuando na unidade.

A AHBB
A Associação Hospitalar Beneficente do Brasil – Rede Santa Casa, que é uma Organização Social de Saúde (OSS), está presente na coordenação de unidades hospitalares em vários municípios do estado de São Paulo e também na cidade de Araguari/MG. Fundada em 1969, a AHBB, tem como foco uma administração estratégica que visa garantir a sustentabilidade financeira e operacional; otimizar recursos; melhorar a qualidade dos serviços e assegurar o cumprimento de suas missões sociais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Servidor

15 de junho, 2025 | 22:05

“O atual prefeito adora um decreto . Adora tanto q até decreto para prejudicar o servidor ele fez; sem falar q a sec.de obras , a gnt não sabe se virou batalhão ou igreja, pq só da PM e pastores.
Tem PM comissionado q chega falando como se tivesse conversando com subordinados no quartel kkkkk achando q td servidor é pelego puxa saco pra ficar batendo continência. Acordem pois : a roda das cadeiras gira a cada 4 anos e vcs podem ter certeza q mais de 50% do eleitorado do atual prefeito, não votará nele novamente; principalmente servidores q estão sendo prejudicados. Outro ponto, esse atual gestor N dá autonomia p alguns dos seus secretários trabalhar; pois : chegaram contratados no meu setor q nem processo seletivo N fez , e tbm nem participou de edital de convocação. Digo Mais: os(as) contratados disseram, foi o prefeito q ordenou a contratação. E alguns desses N tem capacidade nenhuma para exercer as funções para a qual foram contados. Senhor Vitor prado infelizmente é só mais 1 demagogo. Para qm não souber o significado de demagogo, é só dá 1 Google.
Saudades do tempo q o vale do aço tinha repórteres investigativos.”

Envie seu Comentário