DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

06 de junho, de 2025 | 08:55

Vale do Aço perde mais de 16 mil eleitores por ausência a três pleitos consecutivos

Medida do TSE abrange o eleitorado que não votou, não justificou nem pagou as multas referentes aos três últimos turnos de votação

Isabelly Quintão
O cancelamento automático foi concluído entre os dias 30 de maio e 2 de junhoO cancelamento automático foi concluído entre os dias 30 de maio e 2 de junho
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A Justiça Eleitoral cancelou 16.243 títulos de eleitor na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), por ausência não justificada em três eleições consecutivas — contados os turnos de eleições regulares e as suplementares.

Ipatinga, município da região com mais pessoas aptas a votar (181.019), teve 9.516 eleitores faltosos nas últimas três eleições. Dentre esses, 9.033 tiveram o documento cancelado, o que representa 4,99% do eleitorado.

Em Coronel Fabriciano, 3.608 pessoas, dos 82.045 votantes, tiveram o direito ao voto cancelado momentaneamente, o que significa 4,40%. Em Timóteo, a taxa de títulos cancelados é menor que nas cidades vizinhas: dos 60.560 eleitores, 2.027 tiveram o documento cancelado, representando 3,35%.

Por fim, em Santana do Paraíso foram 1.575 cancelamentos entre os 26.092 eleitores. Apesar de, em número absoluto, ser a menor quantidade, proporcionalmente, o município tem a maior porcentagem de títulos eleitorais cancelados, com 6,04%.

O cancelamento automático foi concluído entre os dias 30 de maio e 2 de junho, conforme estabelecem a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.737/2024 e o Provimento da Corregedoria-Geral Eleitoral nº 1/2025. A medida atinge eleitores que não votaram, não justificaram a ausência nem regularizaram a situação por meio do pagamento de multa no prazo legal — que venceu no dia 19 de maio.

Minas Gerais
Ao todo, conforme o TSE, foram 5.042.047 títulos de eleitor cancelados em todo o país. Em Minas Gerais, 491.554 pessoas perderam o título, o que corresponde a 2,98% do eleitorado apto a votar (16.465.068).

O estado tinha 515.368 pessoas com registro de ausência a três eleições consecutivas. Além dos 491.554 títulos cancelados, o detalhamento apresentado na página Estatísticas Eleitorais também informa que 20.100 pessoas regularizaram a situação até o dia 19 de maio; 2.300 títulos não estavam sujeitos ao cancelamento por pertencerem a grupos para os quais o voto é facultativo ou estão em situações excepcionais previstas pela legislação eleitoral; e 1.414 títulos passaram por cancelamento posterior, por diferentes razões, como a informação de óbito.

Consequências do cancelamento
Quem tem o título cancelado fica sem quitação eleitoral. Além de não poder votar, enquanto não regularizar a situação a pessoa fica sujeita a algumas restrições na vida civil, como o impedimento de assumir cargos públicos, renovar documentos e obter passaporte, entre outros.

Regularização da situação eleitoral pela internet

Quem teve o título cancelado pode solicitar a regularização de forma prática e segura por meio do sistema Autoatendimento Eleitoral. Primeiro, deve selecionar a opção Débito Eleitoral e pagar a multa correspondente a cada turno de ausência, no valor de R$ 3,51. Depois, deve selecionar a opção Título Eleitoral/6- Regularize seu título eleitoral cancelado.

Caso o eleitor ainda não tenha dados biométricos cadastrados, o sistema informará a necessidade de comparecer ao cartório eleitoral em até 30 dias após o pedido para realizar a coleta. Se a biometria já estiver registrada e válida, o processo pode ser concluído integralmente pela internet.

Eleitores mineiros também podem solicitar a regularização em qualquer cartório eleitoral de Minas Gerais. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.

Para regularizar o título cancelado, seja pela internet ou presencialmente, o eleitor deve apresentar o documento de identidade com foto; comprovante de endereço; foto em estilo selfie segurando o documento de identidade ao lado do rosto (para quem fizer a solicitação pela internet).

Para saber se seu título foi cancelado, basta acessar o Autoatendimento Eleitoral (Título Eleitoral / opção 7) e informar o número do CPF ou do título de eleitor.

A regularização deve ser solicitada até o dia 6 de maio de 2026, quando o cadastro eleitoral será fechado para a organização das próximas eleições. A Justiça Eleitoral recomenda que as pessoas façam o procedimento com antecedência, para ficarem com o título em dia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário