
05 de junho, de 2025 | 16:46
ANTT aprova concessão de 735 quilômetros das BRs 116 e251
Divulgação
Investimentos previstos incluem duplicação de trechos críticos, implantação de acostamentos, melhorias na sinalização, instalação de passarelas para pedestres e postos de pesagem para fiscalização de cargas

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, nesta quinta-feira (5), o Relatório Final da Audiência Pública 013/2024. A decisão autoriza o avanço do processo de concessão do lote rodoviário formado pelas BRs 116 e 251 em Minas Gerais, com extensão total de 734,9 quilômetros. Agora, o processo será encaminhado para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e, após aprovação, os próximos passos serão publicação do edital, leilão do projeto e assinatura do contrato. As informações foram divulgadas pela ANTT.
Este lote faz parte dos estudos para concessão de um total de 7.213 km de rodovias qualificados para Parceria Público-Privada (PPP), conduzidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O lote 1 abrange as rodovias BR-251, entre Montes Claros/MG e o entroncamento com a BR-116/MG, e BR-116, entre Governador Valadares/MG e a divisa MG/BA. O projeto foi qualificado na 9ª Reunião do Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos, por meio da Resolução nº 52/2022 e do Decreto nº 9.972/2019, passando por análise de viabilidade técnica, econômica e ambiental.
O lote contempla 734,90 km que cruzam 13 municípios mineiros: Governador Valadares, Teófilo Otoni, Itaobim, Padrões de Medina, Águas Vermelhas, Divisa Alegre (fronteira com a Bahia), Montes Claros, Francisco Sá, Grão Mogol, Salinas, Padre Carvalho, Curral de Dentro e Divisa Alegre (ponto de encontro com a BR-116/MG). O trecho a ser concedido inicia no entroncamento com a BR-116 e vai até o entroncamento com a BR-122 (início do perímetro urbano de Montes Claros); e inicia na divisa BA/MG até o entroncamento com a BR-381/451 (viaduto contorno Governador Valadares).
Os investimentos previstos, na ordem total de R$ 12,4 bilhões, incluem duplicação de trechos críticos, implantação de acostamentos, melhorias na sinalização, instalação de passarelas para pedestres e postos de pesagem para fiscalização de cargas, protegendo o pavimento e reduzindo riscos.
Além dos avanços estruturais, a concessão estimulará a geração de cerca de 127.500 empregos diretos, indiretos e efeito-renda durante obras e operação, fortalecendo a economia local”, apontou a ANTT. Os usuários passarão a contar com atendimento médico e mecânico ao longo do trajeto, iluminação reforçada e pavimentação de qualidade, tornando as viagens mais seguras e confortáveis. Com prazo de concessão de 30 anos, o critério de julgamento no leilão será o menor valor da tarifa de pedágio associado à curva de aporte.
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Ju
06 de junho, 2025 | 08:02Os usuários passarão a contar com atendimento médico e hospitalar ao longo do trajeto, iluminação reforçada e pavimentação de qualidade, tornando as viagens mais seguras e confiáveis. Me digam, quem é contra isto? É a administração federal fazendo acontecer.”
Flávio Barony
05 de junho, 2025 | 17:13A única informação que os governos NUNCA colocam quando divulgam estas concessões é que trata-se de 100% de investimento de nova tributação para o povo, ou seja, destes 12 bilhões não terá UM CENTAVO dos impostos que já pagamos, e sim, tudo financiado por uma vaquinha dos usuários através do pedágio. É uma informação de tabuada e interpretação de texto básica para todos nós!”