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05 de junho, de 2025 | 06:56

Estelionatários tentam aplicar golpes em nome do INSS com ligações e mensagens

Arquivo DA
O alerta é que todos os serviços sejam acessados somente pelo aplicativo oficial Meu INSS ou telefone 135 e ainda de forma presencial nos Correios ou agências da Previdência SocialO alerta é que todos os serviços sejam acessados somente pelo aplicativo oficial Meu INSS ou telefone 135 e ainda de forma presencial nos Correios ou agências da Previdência Social

Desde que o governo abriu a consulta a descontos indevidos nas contas dos aposentados e pensionistas, golpistas viram uma oportunidade para faturar e estão insistindo em ligar para as pessoas, com o objetivo de obter dados bancários e dar mais prejuízo às vítimas.

O alerta é feito por um leitor do Diário do Aço, que afirma ter recebido ligações de estelionatários se passando por uma “central de atendimento do INSS”. Detalhe: o leitor nem sequer é aposentado.

“Estão atirando por todos os lados; se a ligação cair num aposentado desinformado, está feito o golpe”, alerta o ipatingense, em mensagem enviada à reportagem. Além da consulta a valores descontados indevidamente, os criminosos digitais também ligam para aposentados e pensionistas alertando sobre a necessidade de fazer uma "prova de vida digital", modalidade criada a partir de 2020. Para a operação, o falso atendente do INSS pede para a vítima confirmar os dados pessoais e bancários.

Há ainda a tentativa de convencer os aposentados a contratarem falsos empréstimos consignados ou mesmo adiantamento fictício do 13º salário. Na prática, os meliantes se aproveitam da fragilidade do sistema digital e da vulnerabilidade das pessoas mais idosas.

Jamais forneça dados

O INSS tem alertado para que o segurado não forneça seus dados por telefone. O instituto apenas pede informações ou documentos pelo aplicativo oficial Meu INSS. Convocações podem chegar também por carta, notificação do banco pagador, e outros meios, dentre eles, atendimento presencial nas agências e pelo telefone 135. Quem tem dificuldades em acessar o aplicativo na internet também pode procurar agência dos Correios, que desde o dia 30/5 recebe os idosos para consultas e orientações.

Tormento todo dia

O leitor está convencido de que algum serviço bancário que ele usa deixou vazar dados sensíveis. O ipatinguense relata que ele e outras pessoas que conhece recebem frequentes ligações telefônicas dos golpistas, algumas delas totalmente descabidas.

“Essa semana fui ‘premiado’ pelos golpistas desde segunda-feira. Primeiro, ligaram dizendo que era da Central de Atendimento do Banco do Brasil e que tinha uma despesa de R$ 4 mil no meu cartão. Se não reconhecesse a operação, era para falar na central. Depois disseram que tinha uma despesa minha com o cartão Nubank; nesse caso, eu ri, porque nunca tive conta nesse banco. Também se apresentaram como atendente virtual Bia, do Bradesco. Nunca tive conta no Bradesco. Agora me ligaram para a tal prova digital de vida. Ainda me faltam 15 anos para me aposentar. Além de golpistas também são burros e me incomodam o dia todo”, desabafa.

O leitor também afirma que não adianta bloquear os números dos golpistas, porque a cada ligação há um número diferente. “Já acionei o serviço ‘Não perturbe’, mas nada disso resolve. A saída é desconfiar o tempo todo de qualquer contato, ignorar as ligações e sempre alertar as pessoas que conhecemos, especialmente os mais idosos, que são os principais alvos desses bandidos que agem na internet”, conclui. (Alex Ferreira - Jornalista do Diário do Aço)
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Comentários

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Jose

06 de junho, 2025 | 08:08

“Eu faço questão de atender as ligações. Quando iniciam a conversa pergunto : " De qual penitenciária voce está falando? outra coisa, sou policial civil, vou rastrear sua ligação e policiais da delegacia mais próxima vão pegá-lo. " Imediatamente desligam na minha cara e não ligam mais.”

Viewer

05 de junho, 2025 | 09:22

“Ironicamente esses mesmos que andam ligando são os mesmos que fizeram os descontos indevidos.

Isso é absurdo.”

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